Em 08 de março de 1983, a “big blue” IBM anunciava em Nova York seu novo microcomputador IBM PC/XT 5160, que ficaria popularmente conhecido como PC/XT ou simplesmente XT.

O IBM PC/XT 5160 (de eXtended Technology) foi o segundo modelo da família IBM PC, cujo histórico modelo original havia sido lançado dois anos antes, em 1981.

microcomputador IBM PC/XT 5160 2
Vista traseira

Mantinha o mesmo microprocessador Intel 8088 rodando a 4,77Mhz e demais características do IBM PC 5150 original, mas agora dispunha de um disco rígido Seagate ST-412 de 10MB integrado, uma quantidade de slots de expansão ampliada de 5 para 8, um soquete para instalação de um coprocessador matemático Intel 8087, porta serial, memória RAM de série ampliada para 128KB (podendo chegar a 640KB) e sistema operacional PC-DOS 2.0.

microcomputador IBM PC/XT 5160 3
Vista interna

“Infelizmente”, ele também não contava mais com as portas para conexão de gravador de fitas K7. Mas que ninguém mais sentiu falta nesta altura. 😂

Curiosamente, em sua memória ROM ainda estava presente o interpretador de linguagem BASIC, em função do acordo de licenciamento assinado pela IBM com a Microsoft, que os obrigava a incluir o BASIC em todos os seus computadores.

microcomputador IBM PC/XT 5160 4
Placa principal

A IBM também disponibilizou uma unidade de expansão externa, o IBM 5161, que possuía a mesma aparência do gabinete do IBM PC/XT, mas que internamente continha uma placa com 8 novos slots e um segundo disco rígido de 10MB.

microcomputador IBM PC/XT 5160 5
Um IBM PC conectado à unidade de expansão externa IBM 5161

Esta unidade se conectava à primeira através de duas placas de comunicação, instaladas em ambas, conectadas por meio de um cabo especial.

Comercialmente, o IBM PC/XT foi extremamente bem-sucedido, praticamente não conseguindo manter nenhum estoque parado.

microcomputador IBM PC/XT 5160 6
Anúncio da época

Enfrentaria no mesmo mês do seu lançamento a concorrência do Compaq Portable, o primeiro “clone” de sucesso do IBM PC, que iniciou suas vendas exatamente no mês de março de 1983.

Em 1986 chegaria a existir também o pouco conhecido “IBM PC/XT 286”, modelo 5162 com processador Intel 80286 de 6MHz, que seria anunciado como uma versão mais básica do “IBM PC/AT 286” (que já existia nessa altura), mas que no fim das contas acabou tendo performance superior a ele, visto que usava um tipo de chip de memória mais rápido.

microcomputador IBM PC/XT 5160 7
Um IBM PC/XT virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve um IBM PC/XT ou algum dos seus clones?

O IBM PC/XT 5160
Reparando um IBM PC/XT 5160