Em 03 de maio de 1984, o então jovem estudante Michael Dell fundava a empresa PC’s Limited, que viria a se tornar a Dell Computer Corporation, uma das gigantes dos computadores.

Esta história começaria com Dell, então com 19 anos de idade e aluno Universidade do Texas, fundando na cidade texana de Austin a empresa “PC’s Limited”, tendo como capital inicial a mera quantia de US$ 1.000 emprestados de seus pais.

Em sua empresa, que tinha como sede seu próprio dormitório na universidade, Dell montava e vendia computadores compatíveis com o IBM PC, utilizando peças comuns disponíveis no mercado.

empresa Dell Computer Corporation 3
Turbo PC: primeiro projeto próprio

Com sua visão empreendedora, ele percebeu o potencial de fornecer computadores personalizados diretamente aos consumidores, eliminando a necessidade de intermediários, modelo este até então utilizado pela maioria das empresas de tecnologia.

Esta abordagem inovadora, nas quais as máquinas só eram construídas a partir das especificações do pedido feito, possibilitava que os clientes customizassem seus computadores de acordo com suas necessidades específicas, permitindo que a empresa oferecesse produtos personalizados de alta qualidade a preços extremamente competitivos.

empresa Dell Computer Corporation 4
Anúncio do Turbo PC da época

Com seu pequeno negócio prosperando, ele abandonaria a faculdade para se concentrar em tempo integral em seu ainda pequeno negócio, vindo a produzir, em 1985, o primeiro computador com seu próprio design, o Turbo PC, anunciado em revistas e vendido por telefone ao preço de US$. Isso numa época em que os computadores concorrentes equivalentes giravam na casa dos 2mil dólares…

A empresa, que arrecadaria mais de 73 milhões de dólares no seu primeiro ano de operação, cresceria rapidamente, tornando-se uma das líderes mundiais no mercado de PCs, competindo em pé de igualdade com gigantes como IBM, Compaq e HP.

A Dell Computer Corporation

Em 22 de junho de 1988, mudaria seu nome para Dell Computer Corporation, abrindo seu capital na bolsa de valores e arrecadando 30 milhões de dólares. Expandiria sua presença global, abrindo uma fábrica na Irlanda em 1990 para atender o mercado Europeu.

empresa Dell Computer Corporation 5
Dell 316LT: primeiro laptop em 1989

Em 1992, entraria na lista das 500 maiores empresas dos Estados Unidos, com um faturamento de 2 bilhões de dólares, iniciando, em 1996, suas vendas pela internet, tornando-se uma das pioneiras do comércio eletrônico e aumentando sua receita para espantosos 50 milhões de dólares por dia em 2000.

A Dell alcançaria o título de maior fabricante de PCs do mundo em 1999, superando empresas como a Compaq, a IBM, Gateway, Packard Bell e a HP. A empresa também expandiria sua atuação diversificando seu portfólio de produtos e serviços, oferecendo notebooks, desktops, monitores, servidores, sistemas de armazenamento, dispositivos móveis e para redes, periféricos e soluções de segurança. Além disso, a Dell adquiriria várias outras empresas ao longo do tempo, fortalecendo sua posição no mercado de tecnologia.

empresa Dell Computer Corporation 6
Anúncio do Dell 316LT da época
A Dell Inc

Em 2003, mudaria novamente seu nome para Dell Inc, a fim de refletir sua nova abrangência “além” dos computadores. Em meio a uma crise financeira, enfrentaria em agosto de 2005 e uma investigação da SEC (Comissão de Valores Mobiliários norte-americana) por irregularidades contábeis, que envolviam inclusive o próprio presidente da empresa. Ao final do processo, a Dell foi obrigada a pagar uma multa de US$ 100 milhões, e seu dono, Michael Dell, amargou US$ 4 milhões de dólares em uma multa pessoal.

empresa Dell Computer Corporation 7
Os primeiros “servidores”: Dell 425TE e 433TE (1990)

Em 5 de fevereiro de 2013 a empresa passaria por uma profunda transformação. Isso porque Michael Dell e a empresa de investimentos Silver Lake Partners (com um empréstimo de US$ 2 bilhões da Microsoft), recompraram a Dell dos acionistas públicos, retirando suas ações da bolsa NASDAQ e tornando-a uma empresa “privada” novamente.

Segundo a empresa, essa mudança permitiria que focassem em estratégias de longo prazo e investisse em pesquisa e desenvolvimento para manter sua posição como líder no setor de tecnologia.

A Dell Technologies

Em 7 de setembro de 2016, a Dell concluiria a maior fusão da história da tecnologia, ao adquirir a empresa de armazenamento de dados EMC por 67 bilhões de dólares.

Após a aquisição, a empresa sofreria uma enorme reestruturação, com a criação de uma controladora de nome Dell Technologies, responsável por gerenciar tanto a antiga empresa de computadores Dell, quando a nova Dell EMC, além de suas outras marcas, como VMware, Alienware, Pivotal, SecureWorks e Virtustream.

empresa Dell Computer Corporation 8

A Dell Technologies se tornaria assim uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com operações em mais de 180 países e mais de 120 mil funcionários, com a missão fornecer tecnologia que capacite as pessoas a fazerem mais, seja em casa, no trabalho ou na escola.

A Dell também tem se destacado em iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa. Comprometida com a inovação responsável, a empresa busca desenvolver produtos mais eficientes em termos de energia e reduzir seu impacto ambiental, muito embora ambientalistas acusem veementemente a empresa de hipocrisia ao se autointitularem “a empresa de tecnologia mais verde do planeta”.

empresa Dell Computer Corporation 9

Assim como acontecera com outras empresas do segmento nos anos 70 e 80, a história da empresa Dell Computer Corporation é um daqueles clássicos exemplos de como um estudante universitário transformou uma ideia simples em um império global de tecnologia.

E você, teve algum dos modelos de computadores Dell?

Documentário: Como Dell revolucionou o mercado de PCs
O PC’s Limited Turbo PC
Entrevista com Michael Dell no evento SXSW 2024
Entrevista com Michael Dell em 1991