O microprocessador AMD Athlon 64 de 2003

Em 23 de setembro de 2003, a fabricante de chips AMD lançava seu microprocessador AMD Athlon 64, a primeira CPU de 64 bits da história para computadores tipo desktop.

Terceiro processador a levar o nome Athlon, o AMD Athlon 64 foi um microprocessador de nona geração (codinome Hammer ou K8) que chegava para suceder ao Athlon XP.

Foi o responsável por um enorme salto tecnológico na indústria de microprocessadores, introduzindo a era dos 64 bits agora em computadores pessoais, inaugurada meses antes no universo dos servidores com o processador AMD Opteron K8.

Até aquele momento, a maioria dos PCs utilizava processadores de 32 bits, como os Intel Pentium, Intel Celeron, AMD K6 e AMD Athlon.

Mas a pressão por desempenho, associada à necessidade de lidar com quantidades de memória cada vez maiores, demandavam a criação de processadores capazes de realizar operações em 64 bits.

Atendendo a este anseio, nascia assim o AMD Athlon 64, o primeiro microprocessador a oferecer suporte nativo a aplicativos de 64 bits em computadores tipo desktop, implementado por meio da nova arquitetura AMD64 (originalmente denominada x86-64), retrocompatível com os sistemas de 32 bits preexistentes.

microprocessador AMD Athlon 64 2
Vista ao microscópio

A grande sacada da AMD!

Esta retrocompatibilidade permitia que os usuários pudessem executar tanto os antigos aplicativos de 32 bits quanto os novos de 64 bits em seus sistemas, tornando esta transição tecnológica muito mais suave, ao mesmo tempo que oferecia uma melhor gestão de memória e um desempenho aprimorado.

Teve como primeiros modelos o Athlon 64 3200+ e o Athlon 64 FX-51, operando às velocidades de 2GHz e 2,2GHz, respectivamente, contando ambos com uma memória cache interna de 1024 KB.

Sua capacidade de processamento de 64 bits e desempenho sólido, fizeram dele uma escolha popular para entusiastas de computadores e profissionais de TI, forçando a concorrente Intel a “se mexer”.

Mas a Intel, mesmo correndo contra o relógio, só viria a colocar no mercado sua primeira opção 64 bits no ano seguinte, copiando a maior parte da proposta da AMD em sua arquitetura Intel EM64T.

A arquitetura de AMD64, primeira mudança significativa na arquitetura x86 promovida por uma empresa que não fosse a Intel, se tornaria o padrão na indústria, influenciando a arquitetura de todos os processadores posteriormente produzidos pela empresa.

E você, de qual fabricante foi seu primeiro microprocessador de 64 bits?

AMD trouxe os 64 bits ao mundo
Vídeo de lançamento do AMD64