O microprocessador AMD Opteron K8 de 2003

Em 22 de abril de 2003, a fabricante de chips AMD anunciava o primeiro modelo do seu novo microprocessador AMD Opteron K8 de 64 bits.

Chegando para suceder os modelos AMD Athlon MP, a linha de processadores AMD Opteron (K8), nome código SledgeHammer, era destinada ao uso em servidores e workstations (estações de trabalho de alta performance), suportando multiprocessamento e tendo como principal concorrente as CPUs Intel Xeon.

Foi o primeiro microprocessador a implementar a arquitetura x86-64, chamada pela empresa de AMD64, que introduzia nos processadores x86 compatíveis a possibilidade de realizar operações de 64 bits.

Com uma tecnologia desenvolvida pela própria AMD, foi também a primeira vez que uma mudança significativa na arquitetura x86 era promovida por uma empresa que não fosse a Intel.

microprocessador AMD Opteron K8 2
Vista ao microscópio

Tinha como principal vantagens em relação ao processador 64bits Intel Itanium (IA-64), lançado dois anos antes em uma parceria entre a Intel e a Hewlett-Packard, ser totalmente compatível, de forma “nativa”, com a arquitetura x86, seja executando aplicações 32bits ou 64bits.

O Intel Itanium, por outro lado, em função de sua arquitetura distinta, implementava esta compatibilidade por meio de uma “emulação”, ao custo de uma perda considerável de performance.

Construído a partir de 100 milhões de transistores, chegando a mais de 900 milhões nos últimos exemplares, teve versões com velocidades de 1,4 GHz a 3,5 GHz e modelos que contavam com até 16 núcleos de processamento (cores).

Foi sucedido pelas linhas AMD Epyc e AMD Ryzen Threadripper.

E você, utilizou algum modelo de computador com o processador AMD Opteron?

Evolução dos microprocessadores AMD