Em 22 de fevereiro de 1999, a AMD lançava seu novo microprocessador AMD K6-III de 32bits, nome código “Sharptooth.”

Baseado na mesma arquitetura do AMD K6-2, e compatível com o soquete 7 do Intel Pentium, era mais um exemplar da extensa lista de processadores x86 compatíveis de 32 bits.

Construído com 21,4 milhões de transistores, teve seus dois primeiros modelos operando nas velocidades de 400 e 450MHz.

microprocessador AMD K6-III 2
Vista ao microscópio

Contava com um inovador sistema de memórias cache em três níveis:  L1 de 64KB (interno), L2 de 256KB (agora dentro do chip) e L3 de até 2MB (externo), que faziam com que excedesse o concorrente Intel Pentium II de 450MHz em performance, fazendo dele o processador x86 mais rápido na data de seu lançamento.

Sofria, contudo, dos mesmos problemas em cálculos de ponto flutuante dos seus antecessores, fato que o colocava em desvantagem quando usado em jogos 3D (mesmo quando o jogo utilizava suas instruções 3DNow! nativas), em sua maioria otimizados para a unidade de ponto flutuante (FPU) dos processadores Intel Pentium.

microprocessador AMD K6-III 3
A variante K6-III+ (plus)

Mas a alegria da AMD duraria pouco…. alguns dias depois, seria lançado o Intel Pentium III, que colocaria a Intel novamente na dianteira…. …por pouco tempo, pois a AMD já tinha a próxima cartada a ser dada em agosto do mesmo ano, o AMD Athlon.

O AMD K6-III+

O processador fanharia ainda em 18 de abril de 2000 uma nova variante, o modelo K6-III+ (K6-III Plus), destinado aos computadores portáteis (mas usados também em desktops) e que trazia a nova tecnologia AMD PowerNow!, destinada à redução de consumo de energia.

E você, teve algum computador com o microprocessador AMD K6-III?

A evolução dos processadores AMD de 1975 até hoje
A história das CPUs AMD