O microprocessador AMD K6-2 de 1998

Em 28 de maio de 1998, a fabricante AMD lançava seu novo microprocessador AMD K6-2.

Colocando-se como uma alternativa para fazer frente ao Intel Pentium II, o AMD K6-2 era o sucessor direto do AMD K6 original, trazendo várias melhorias e avanços tecnológicos.

Um dos seus grandes diferenciais era evolução introduzida no soquete tipo 7, chamada de “Super Socket 7” ou “Super 7“, que permitia velocidades de barramento de sistema de até 100 MHz.

Isso possibilitou uma comunicação mais rápida entre o processador e os outros componentes internos do computador, resultando em um aumento significativo no desempenho geral.

microprocessador AMD K6-2 2
Vista ao microscópio

Além disso, o AMD K6-2 também apresentou o novo conjunto de instruções 3DNow!, que melhorava consideravelmente a velocidade de processamento de gráficos e multimídia, uma resposta da empresa na tentativa de se recuperar da má fama dos processadores AMD de serem “fracos” em operações de ponto flutuante.

Construído a partir de 9,3 milhões de transistores, teve versões com velocidades entre 266 e 550MHz suportando, além das instruções 3DNow!, também as instruções MMX, muito embora ainda tivesse um único núcleo de processamento, como seus concorrentes.

Altamente competitivo em relação ao Intel Pentium II, oferecia desempenho comparável ou mesmo superior em determinadas tarefas, mas a um preço mais acessível.

microprocessador AMD K6-2 3
Versões posteriores tiveram as inscrições gravadas direto no metal

Isso atraiu muitos consumidores e empresas que procuravam um processador poderoso, mas não queriam pagar o preço “salgado” das CPUs da Intel.

Dois anos depois, em 18 de abril 2000, a empresa lançaria um modelo batizado como AMD K6-2+ (K6-2 plus), que, apesar do nome, tratava-se na verdade de um modelo baseado na arquitetura do AMD K6-III (de 1999), mas adaptado para uso em dispositivos portáteis, com metade de sua memória cache e com uma arquitetura de baixo consumo de energia.

O AMD K6-2 foi um chip de sucesso e que traria excelentes resultados financeiros à empresa, permitindo que a AMD pudesse preparar o terreno para seu futuro grande projeto: o AMD Athlon.

E você, teve algum computador com o microprocessador AMD K6-II?

A evolução dos processadores AMD de 1975 até hoje
A história das CPUs AMD