Em junho de 1980, a japonesa Sharp Corporation lançava o primeiro computador de bolso com interpretador BASIC integrado da história, o Sharp Pocket Computer PC-1211.

Numa época em que a computação pessoal começava a “deslanchar”, os Pocket Computers (computadores de bolso) foram comercializados pela primeira pela renomada fabricante japonesa Sharp Corporation em junho de 1980, com o lançamento do modelo Sharp PC-1211.

Sharp Pocket Computer 2
Vista interna

Em função do seu custo relativamente baixo, da portabilidade, da funcionalidade e da possibilidade de serem conectados a impressoras, unidades de fita e outros periféricos, através de uma interface de expansão, esses computadores se tornaram rapidamente populares entre estudantes, engenheiros, cientistas e entusiastas da tecnologia da época, ávidos por “mobilidade”.

Tinham como característica distintiva a capacidade de programação utilizando a conhecida linguagem BASIC, muito popular na época, permitindo que os usuários desenvolvessem e executassem seus programas diretamente no dispositivo, ampliando ainda mais suas capacidades.

Sharp PC-1246

Seguindo o sucesso do primeiro modelo, a Sharp lançaria diversos modelos nos anos seguintes, como o Sharp PC-1246, em janeiro de 1984

Sharp Pocket Computer 3
O Sharp PC-1246

Ele contava com uma CPU CMOS de 4 bits modelo SC61720D de 1MHz de velocidade, memória RAM de 2 KB (48K no modelo PC-1247), memória ROM de 18 KB com interpretador Sharp BASIC integrado, tela de cristal líquido (LCD) de 1 linha e 16 caracteres, teclado alfanumérico completo, porta lateral para conexão de periféricos e botão de reset traseiro. Medindo 135 x 70 x 10 mm e pesando apenas 95g, operava com duas baterias de lítio CR-2032.

O Sharp Pocket Computer foi um dos pioneiros entre os dispositivos de computação portátil, demonstrando a viabilidade de se construir um computador poderoso e compacto, capaz de ser transportado no bolso, podendo ser considerado como um dos antepassados dos smartphones, tablets e notebooks que usamos hoje em dia.

Alguns dos modelos da linha Sharp Pocket Computer seriam também comercializados pela norte-americana RadioShack, que o rebatizariam como TRS-80 Pocket Computer.

E você, teve algum dos modelos Sharp Pocket Computer?

Sharp PC-1211
Sharp PC-1246