Os microcomputadores Atari 400 e Atari 800 de 1979

Em novembro de 1979, a lendária empresa norte-americana dos games Atari lançava seus modelos de computadores pessoais de 8 bits Atari 400 e Atari 800.

A linha de computadores de 8bits da Atari começaria a ser gestada logo após o lançamento do console Atari 2600 em 1977, visto que a empresa já tinha conhecimento de que sue videogame teria vida curta e logo seria ultrapassado tecnologicamente.

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 2
Atari 400 com tampa do slot aberta

Pensando no futuro, aprimoraram a arquitetura do console original, criando um novo conjunto de coprocessadores (o CTIA e ANTIC, desenvolvidos pelo engenheiro Jay Glenn Miner), que trariam ao novo console da empresa maior velocidade e melhores gráficos e sons.

Mas neste meio tempo, os microcomputadores Apple II, o TRS-80 e o Commodore PET (a trindade de 77) tinham sido lançados, o que colocaria a Atari em alerta.

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 3
Vistas externas do Atari 400

Em vez de um videogame, a empresa decide então utilizar estes chips na criação de um novo computador doméstico, adicionando, além de slots para cartuchos, um conjunto de slots de expansão, que permitiam estender sua capacidade.

Nasciam assim os novos microcomputadores Atari 400 e Atari 800, que compartilhavam uma arquitetura semelhante e eram destinados a um mercado diversificado, incluindo jogos, educação e produtividade.

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 4
Circuitos internos do Atari 400

Modelo mais básico, o Atari 400 era voltado às crianças, com o um design simples e “robusto”, possuindo um teclado de membrana “à prova de comida”, refrigerantes ou e outras coisas que pudesse cair sobre ele e cujas teclas não podiam ser “engolidas” acidentalmente.

Contando com um processador MOS 6502 rodando a 1,79MHz, bem como o novo conjunto de coprocessadores gráficos, foi pensado originalmente para ter 4KB de memória RAM (daí o modelo “400”), chegando ao lançamento com 8KB, mas recebendo um upgrade para 16KB pouco tempo depois. Sua RAM reduzida inviabilizava o uso de unidades de disco, fazendo do gravador K7 sua forma de armazenamento padrão.

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 5
O microcomputador Atari 800

Sob sua tampa superior podiam ser encontrados, além de um slot para cartuchos, outros dois slots de expansão internos. O sistema se completava com quatro portas para conexão de joysticks, porta de periféricos SIO, saída de vídeo e alimentação

Foram também produzidos vários periféricos, como gravadores de cassete, impressoras, modems e unidades de disco, que se conectavam a ele por meio do barramento serial Atari SIO.

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 6
Vistas externas do Atari 800

O modelo 800 tinha internamente um hardware muito similar, se diferenciando pela memória RAM de 48KB, um teclado mais “profissional” e um segundo slot para cartuchos (que raramente era utilizado).

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 7
Atari 800 sem sua tampa superior

Primeiros computadores domésticos a usar chips customizados, o que lhe proporcionava gráficos e sons mais avançados que seus contemporâneos, os computadores Atari 400 e Atari 800 foram vendidos tanto em lojas especializadas quanto em lojas de departamento, usando uma demonstração interativa para atrair clientes.

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 8
Vista interna

Com o lançamento do Commodore 64 em 1982, travaria uma grande batalha de mercado, juntamente com o TI-99/4A da Texas Instruments. Ainda assim, vendeu mais de 2 milhões de unidades ao longo de sua existência.

microcomputadores Atari 400 e Atari 800 9
Circuitos internos do Atari 800

Embora tenham sido posteriormente substituídos pelos modelos Atari 1200XL, Atari 600XL e Atari 800XL, os computadores Atari 400 e Atari 800 continuaram sendo comercializados por algum tempo, tendo sido os primeiros computadores pessoais de muitas pessoas, marcando toda uma geração com seu estilo único e suas possibilidades criativas.

E você utilizou algum dos computadores Atari? Qual?

Comercial
Vídeo-treinamento de vendas