Em 3 de novembro de 1983, a empresa taiwanesa KYE Systems Group era fundada, fabricante dos produtos da conhecida marca GENIUS.

Fundada em Taipei/Taiwan, por James Jwo e Albert Chen, a Kung Ying Enterprises (KYE), ou KYE Systems Group, nasceria como uma integradora de sistemas, montando e exportando clones de computadores tipo IBM PC.

No ano seguinte, em 1984, começaria a desenvolver periféricos de computador para exportação, principalmente mouses, introduzindo em 1985 a marca pela qual ficariam mundialmente conhecidos: Genius.

empresa KYE Systems Group GENIUS 2
Clássico modelo “quadradinho” GM-6 de 3 botões

Em 1986 estabeleceriam nos Estados Unidos a KYE International Corporation, adquirindo 4 anos depois a empresa Mouse Systems, uma pioneira fabricante de periféricos de Fremont, Califórnia.

Essa aquisição expandiria a rede de revendedores da KYE Systems Group, ao mesmo tempo que incorporava à empresa todas as patentes da Mouse Systems relacionadas à tecnologia de mouses ópticos.

Ao longo dos anos 90, a KYE Systems Group continuaria a expandir sua presença internacional, estabelecendo subsidiárias de marketing no Reino Unido em 1991, na Alemanha em 1993 e em Hong Kong em 1995.

empresa KYE Systems Group GENIUS 3
O scanner de mão Genius

Neste mesmo ano, abriria uma grande fábrica em Shenzhen, China, complementando a produção de mouses de sua fábrica original em Taiwan, expandindo suas linhas de montagem posteriormente para a produção de scanners de documentos/imagens.

Ainda na década de 90 investiria ainda na fabricação de dispositivos multimídia, produzindo placas gráficas, placas de som e CD-ROM.

Em 1997, inovaria a introduzir o Genius EasyScroll (também vendido como Mouse Systems ProAgio), o primeiro mouse produzido comercialmente com uma roda de rolagem (mouse wheel), cuja patente permaneceu sob sua propriedade até 2009.

empresa KYE Systems Group GENIUS 4
Genius EasyScroll : primeiro mouse com “rodinha”

A além de fabricar e comercializar produtos sob suas próprias marcas, a KYE Systems Group produziu também acessórios sob a forma de OEM para inúmeras empresas, como Hewlett-Packard (HP), Samsung, Acer, Asus, Best Buy, Foxconn, Microsoft e Logitech.

Como exemplo, no ano de 2010 a Microsoft ocupava o posto de maior cliente da KYE Systems Group, respondendo, sozinha, por 30% de sua produção, fabricando para a empresa de Bill Gates controles para o videogame Xbox e webcams.

E você, qual dos dispositivos Genius mais se lembra?

Vídeo institucional da KYE/Genius
O mouse Genius GM-6
Review do scanner de mão Genius