Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 02 de maio de 1983, a gigante Microsoft lançava seu primeiro Mouse Microsoft para computadores compatíveis com o IBM PC.

Muito embora já tivesse sido inventado há 15 anos, quando foi demonstrado pela primeira vez por Douglas Carl Engelbart naquela que ficaria conhecida como “A mãe de todas as demos”, o mouse ainda não era um dispositivo popular, especialmente porque as interfaces gráficas para computadores pessoais ainda “engatinhavam” no início dos anos 80.

Mas a Microsoft pretendia mudar este cenário.

Mouse Microsoft 3
O kit completo com a placa de interface InPort, manuais e softwares

Custando US$ 195, lançava hoje seu próprio mouse, carinhosamente apelidado de “mouse dos olhos verdes” (por conta dos seus dois botões verdes), sendo o primeiro de uma série de modelos que viriam a se tornar objetos de desejo de muitos.

Era um bichinho pesado, visto que a esfera usada para rastrear o movimento sobre a superfície era feita de aço maciço.

Mas apesar desta característica, ele já dava um primeiro passo no sentido da ergonomia: tinha formas ligeiramente curvilíneas, em contraponto aos quadradinhos primeiros modelos.

Mouse Microsoft 4
“Piano” e “Life”, utilitários fornecidos com o mouse para “treinar” o usuário no uso do dispositivo

O objetivo da empresa era preparar os computadores para o lançamento do Microsoft Word 1.0, que viria 4 meses depois e que traria a inovação de poder ser operado com o auxílio de um modernoso mouse.

Considerando que nem todos os primeiros PCs estavam preparados para a conexão de um mouse, este modelo exigia no computador a instalação de uma placa específica, a “Microsoft InPort”, na qual o mouse era conectado.

Posteriormente, versões utilizando as portas de comunicação serial padrão seriam também lançadas.

Microsoft Mouse 2
Anúncio da época

Essa primeira versão, contudo, não foi muito bem sucedida no mercado.

Das 100mil unidades fabricadas, a empresa vendeu por volta de 5mil. O sucesso só viria com o segundo modelo, de 1985, que era bem mais silencioso, adotando uma esfera emborrachada, e com maior resolução.

Em novembro do mesmo ano, a empresa realizaria ainda outro lançamento que se aproveitaria do mouse, o Microsoft Windows 1.0.


E você, teve algum modelo de mouse Microsoft?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *