O microcomputador Texas Instruments TI-99/4A de 1981

Em junho 1981, o microcomputador Texas Instruments TI-99/4A era lançado, o sucessor do primeiro computador doméstico de 16bits do mundo.

Tratava-se de um upgrade do modelo TI-99/4 de 1979, o primeiro computador doméstico de 16bits do mundo e que foi um marco para a sua época.

microcomputador Texas Instruments TI 99 4A 6
Placa principal

Contava com uma CPU TMS9900 de 16 bits, rodando à velocidade de 3MHz, memória RAM de 16KB (até 52KB), memória ROM de 26KB, 16KB de memória exclusiva de vídeo, teclado integrado e conexões externas para gravador K7, vídeo, joystick, cartuchos e expansões.

Possuía ainda em seu hardware outros chips “dedicados” à funções específicas, que desafogavam a CPU de algumas operações, o que foi também foi uma grande inovação.

microcomputador Texas Instruments TI-99/4A 2
Alguns dos muitos acessórios disponíveis para o micro

Um deles foi o processador de vídeo TMS9918A (da própria Texas), também utilizado em uma linha de computadores que muitos de nós brasileiros conhecemos os MSX. Outro foi o processador de áudio TMS9919 (SN76489), muito similar ao concorrente AY-3-8910 (da General Instrument), capaz de gerenciar três canais de áudio e um de ruído.

Teve uma enorme gama de acessórios e expansões como drives de disquete, interfaces seriais, modems, memória, impressoras, sintetizador de voz, entre outros.

microcomputador Texas Instruments TI-99/4A 3
Um dos modelos de gabinete externo de expansão

Aqui é importante destacar uma característica interessante da arquitetura: cada um destes dispositivos tinha integrada em sua memória ROM interna seus ”drivers” de funcionamento, tornando-o imediatamente visível e acessível ao sistema assim que era conectado. Era uma espécie de “plug&play” antes mesmo do conceito existir 😊.

Contudo, embora dispusesse de um moderno processador de 16bits, questões tecnológicas e de projeto restringiam a maior parte das comunicações internas em seu barramento à operações em 8bits, limitando enormemente sua performance.

microcomputador Texas Instruments TI-99/4A 4
Anúncios da época

Manteve durante algum tempo uma guerra de preços com a empresa Commodore Business Machines (dos modelos Commodore VIC-20, Commodore 64 e Commodore Amiga), quando o preço deste computador caiu de US$ 1.150 (no lançamento em 1979) para incríveis US$ 49, o que fez com que a Texas Instruments abandonasse o segmento de computadores em 1983.

computador Texas Instruments TI-99/4A 2
O TI-99/4A no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, usou algum computador da Texas Instruments?

Como um computador que vendeu 2,8milhões de unidades falhou: história, hardware e alguns jogos.
Curioso comparativo de performance com outros computadores da época.
Comercial de TV