O microcomputador Texas Instruments TI-99/4 de 1979

Em novembro de 1979, a fabricante norte-americana de componentes eletrônicos Texas Instruments começava a comercializar seu primeiro computador para uso doméstico, o microcomputador Texas Instruments TI-99/4, o primeiro computador pessoal de 16 bits do mundo!

Conta-se que, lá por 1977, a Texas planejava lançar um console de videogames e também um computador pessoal, a fim de concorrer com o micros TRS-80 e Apple II, que iniciavam suas vidas.

Soma-se ainda a necessidade da empresa de “desovar” os microprocessadores TMS9900 criados por eles no ano anterior, mas que não estavam sendo um sucesso de vendas.

microcomputador Texas Instruments TI-99/4 2
Partes internas

E assim, depois de muitas idas e vindas de projeto (e muita discussão interna) o microcomputador TI-99/4 surgia.

Considerado o primeiro computador pessoal de 16bits do mundo, tinha como cérebro o processador de 16 bits TMS9900, da própria Texas Instruments, rodando a uma velocidade de 3MHz.

Contava ainda com o processador de vídeo TMS9918 (o mesmo do MSX, capaz de exibir até 16 cores), uma memória RAM de 16KB, 26KB de memória ROM interna e outros 30KB para ROMs externas (cartuchos).

microcomputador Texas Instruments TI-99/4 3
Alguns acessórios

Seu teclado tipo “tic-tac” não colaborava muito, sendo objeto de muita reclamação dos usuários.

Mas apesar de ser um computador de 16 bits, as escolhas de projeto feitas pelas Texas foram tão ruins, que sua performance era sofrível.

Para começar, o processador TMS9900 só podia acessar 256 bytes (isso mesmo, bytes) de memória rápida de 16 bits. O restante da memória do micro era uma RAM de 8 bits, que precisava ser acessada por meio do processador gráfico TMS9918, que acabava por se tornar um “gargalo”.

Além disso, os programas escritos na linguagem TI BASIC precisavam ser duplamente interpretados, inicialmente pela linguagem BASIC em si e em seguida, novamente, pela Linguagem de Programação Gráfica (Graphics Programming Language – GPL), proprietária da TI. Isso resultava em uma velocidade ridiculamente lenda nos programas.

microcomputador Texas Instruments TI-99/4 4
Anúncio da época

O preço original de U$ 1.150, que incluía ainda um monitor colorido de 13”, também foi um dos fatores que “afastaram” os consumidores, tornando-o um computador relativamente raro hoje em dia.

Enfim… foi um fiasco.

Dois anos depois, receberia um “upgrade”, sendo rebatizado como TI-99/4A.

No período que se seguiu, iniciou-se uma histórica guerra de preços com a fabricante Commodore, que fez com que seu valor chegasse a míseros R$ 49,00, valor MUITO abaixo dos custos de fabricação.

Como resultado, as vendas “bombaram”, chegando a quase 3 milhões de unidades comercializadas.

Mesmo assim, a Texas não suportaria a concorrência, abandonando o mercado de computadores pessoais em 1983.

microcomputador Texas Instruments TI-99/4 5
Um TI-99/4A virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, que outros dispositivos da Texas Instruments você conhece?

Explorando do TI-99/4
20 jogos que definiram o TI-99/4(A)