O computador TRS-80 modelo I de 1977

Em 03 de agosto de 1977, no hotel Warwick de Nova York, a Tandy Corporation anunciava o seu “TRS-80 Microcomputer System”, depois rebatizado como computador TRS-80 modelo I.

O TRS-80, das iniciais de “Tandy Radio Shack”, foi um microcomputador fabricado pela empresa Tandy Corporation e comercializado por sua subsidiária RadioShack, grande rede varejista de produtos eletroeletrônicos.

Numa época em que os microcomputadores eram vendidos em formas de “kits” para entusiastas e hobistas de eletrônica, o TRS-80 foi um dos primeiros computadores pessoais “de massa” disponíveis para o público leigo.

computador TRS-80 modelo I 2
Vistas traseira e interna

Tendo sido lançado no mesmo ano dos concorrentes Apple II [1] e Commodore PET, estes três computadores foram um marco na história dos computadores pessoais, ficando conhecidos como a “trindade de 1977”.

Com um protótipo aprovado pela diretoria da empresa meses antes [2] e sem acreditar muito no futuro do seu computador, estimavam vender umas 3 mil unidades no primeiro ano.

Mas seu sucesso foi tão grande que a primeira fornada esgotou no primeiro mês de vendas, quando 10 mil unidades foram vendidas. Foi necessário quase 1 ano até que a empresa conseguisse atender a demanda do mercado.

computador TRS-80 modelo I 3
Alguns dos seus acessórios

Entre 1977 e 1981, mais de 200mil unidades foram comercializadas. Um feito e tanto!

Contava com microprocessador Zilog Z-80 [3] rodando a uma velocidade de 1,77MHz (de onde veio o sufixo “80” do seu nome), memória RAM de 4KB (expansível a 16KB), memória ROM de 4KB, interpretador BASIC residente e um teclado integrado no gabinete.

O “kit” básico contemplava também um monitor e um gravador K7, tudo isso pela bagatela de US$ 599,95.

computador TRS-80 modelo I 4
Anúncios da época

Mesmo com as elevadas vendas para a época, teve problemas de projeto que causavam reiteradas falhas e mau contatos nas conexões com dispositivos externos. Sua operação gerava também enorme interferência (via radiofrequência) nos equipamentos próximos, problemas que lhe deram o carinhoso apelido de “Trash-80” (Lixo-80). 😊

Sem conseguir atender às exigências da Federal Communications Commission – FCC (a Anatel norte-americana) quanto aos problemas de interferência, foi “aposentado” em 1981, sendo substituído pelo novo “TRS-80 modelo III” [4].

computador TRS-80 modelo I 5
Diversos “clones” foram fabricados por aqui

Pegando carona em seu sucesso, a empresa lançaria vários outros modelos que adotariam a denominação TRS-80, sem, contudo, guardarem qualquer semelhança com o modelo original, como: TRS-80 Modelo II [5], TRS-80 Modelo 2000 [6], TRS-80 Modelo 100 [7], TRS-80 Color Computer (o CoCo) e TRS-80 Pocket Computer.

Aqui, a versão completa do manual de usuário original:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

computador TRS-80 modelo I 6
Um TRS-80 virtual rodando no MCCEmu

E você, teve algum computador compatível com a linha TRS-80?

Visão geral do TRS-80 modelo I
Jogos do TRS-80