Em outubro de 1979, a empresa Tandy Corporation colocava no mercado seu novo microcomputador TRS-80 modelo II.

A linha “TRS”, das iniciais de “Tandy Radio Shack”, foi uma família de computadores fabricados pela empresa Tandy Corporation e comercializados por sua subsidiária RadioShack, grande rede varejista de produtos eletroeletrônicos dos EUA.

microcomputador TRS-80 modelo II 2
Vista traseira

O que seria natural é que este novo modelo fosse um upgrade do bem-sucedido TRS-80 Modelo I lançado em 1977… só que não.

Era na verdade um sistema completamente novo e incompatível com o modelo anterior. 🤷‍♂️

Sua criação foi motivada pelo grande interesse despertado nas empresas pelo modelo original, mas que era, digamos, “fraco” para esta finalidade.

microcomputador TRS-80 modelo II 3
Vista interna

Com base nesta perspectiva de abarcar o mercado corporativo, a Tandy investe em 1978 no desenvolvimento deste novo modelo, projetado a partir de um hardware mais robusto e com mais recursos que seu predecessor.

Dizia seu anúncio na época:

Ideal para pequenos negócios e na medida certa para muitas das tarefas demoradas das grandes empresas

microcomputador TRS-80 modelo II 4
Algumas de suas placas

Para tanto, o TRS-80 modelo II contava com o famoso microprocessador Zilog Z80A, operando a uma frequência de 4MHz, memória RAM de 32 ou 64KB, memória ROM de 2KB, teclado de 76 teclas, uma porta paralela, duas seriais e 4 slots internos para expansão.

Possuía ainda um monitor de 12” e uma unidade de disquete de 8” com 500KB de capacidade, integrados no gabinete. Unidades externas com mais discos podiam também ser conectadas.

microcomputador TRS-80 modelo II 5
Armazenamento externo

Como era direcionado a empresas, não dispunha de um interpretador de linguagem BASIC residente, mas que podia ser carregado pelo usuário através do disquete fornecido. Isso liberava uma maior porção da memória RAM para uso dos aplicativos.

microcomputador TRS-80 modelo II 6
Modelos compatíveis posteriores

Muito embora suas vendas não tenham sido tão “extraordinárias” quanto projetavam, nos anos seguintes foi sucedido pelos modelos TRS-80 model 12 (1983), TRS-80 model 16 (1982), TRS-80 model 16B (1983) e Tandy 6000 (1985), também compatíveis com ele.

Íntegra do Manual de Operação original:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

microcomputador TRS-80 modelo II 7
Um TRS-80 II no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, que outros modelos de computadores da linha TRS-80 conheceu?

Vídeo original de apresentação
Desmontando um TRS-80 modelo II