Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em dezembro de 1976, a empresa estadunidense Shugart Associates anunciava sua unidade de disquetes Shugart SA400, o primeiro drive da história com tamanho de 5 ¼” (polegadas).

O discos flexíveis, em total desuso na atualidade, foram criados por um grupo de pesquisa da empresa IBM liderado pelo engenheiro Alan Shugart, tendo por objetivo tornais mais fácil o carregamento de dados em sistema tipo Mainframe.

O primeiro modelo da IBM, lançado em 1971, tinha o tamanho de 8” (20cm) e capacidade de armazenar 80KB de dados, o que equivalia a aproximadamente 3000 cartões perfurados.

No ano seguinte, Alan Shugart passaria a trabalhar para a empresa Memorex, desenvolvendo ali novos modelos de unidade de disco de 8” e de mídias de armazenamento.

Com todo o know-how adquirido na produção destas unidades de disco, fundaria sua própria empresa em 1973, a Shugart Associates (SA), tendo também o foco na fabricação de unidades de disco.

Produziu aquela que viria a se tornar o padrão “de fato” da indústria: a unidade de disquetes Shugart SA800, que faria da empresa a principal fabricante de drives de 8” de sua época.

unidade de disquetes Shugart SA400 2
Vista traseira

Mas em 1976, por demanda da empresa Wang Laboratories, que projetava um novo equipamento de pequeno porte, um tamanho mais compacto foi encomendado à SA.

Mas qual tamanho este disco deveria ter?

Reza a lenda que a ideia do tamanho final de um “guardanapo” teria surgido em uma mesa de bar. 😊

Verdade ou não, nascia assim este novo modelo, batizado de “minifloppy”, com capacidade de 110KB e custando US$ 390.

Caberia à empresa Digital Research Inc dar o “empurrãozinho” que eles precisavam ao portar o famoso sistema operacional CP/M para este novo “disquinho”, transformando o novo formado no queridinho de todos os usuários de microcomputadores da época, que começavam se popularizar.

unidade de disquetes Shugart SA400 3
Anúncios da época

No ano seguinte Steve Wozniak, da Apple, escrevia o software para permitir a conexão das unidades SA400 no Apple II. Este drive se tornaria o modelo padrão para os TRS-80, Apple II e muitos outros.

Em 1979, esta mesma empresa seria a responsável pela criação de um novo padrão de interfaces para discos, originalmente conhecido como “Shugart Associates System Interface”, e que depois se tornaria o popular padrão Small Computer System Interface, mais conhecido como SCSI.

O fundador da empresa, Alan Shugart, depois de vendê-la para Xerox, criaria ainda em 1979, em sociedade com Finis Conner, uma outra empresa para novamente fazer história: a Seagate Technology.


E você, qual foi o primeiro formato de disquete que você conheceu?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *