O disco rígido Seagate Barracuda 7200.7 de 200GB de 2003

Em 16 de setembro de 2003, a estadunidense Seagate Technology apresentava seu novo modelo Seagate Barracuda 7200.7 de 200GB, primeiro modelo com pratos capazes de armazenar 100GB (Giga Bytes) de dados.

Introduzida em 1993, a linha Seagate Barracuda é uma enorme família de unidades de disco rígido produzidas pela empresa Seagate Technology, responsável por introduzir uma série de inovações tecnológicas ao longo dos anos.

Após lançar diversos modelos nos anos que se seguiram, em 2002 a empresa apresentaria a linha Barracuda 7200.7 (com capacidades de 40GB a 160GB), oferecendo opções de discos com então a novíssima interface Serial ATA (SATA), que gradativamente substituiria o padrão Parallel ATA (PATA), comumente usado até então (aquela conhecida interface padrão IDE).

No ano seguinte, no dia de hoje, a Seagate realizaria um enorme salto em termos de tecnologia de armazenamento, introduzindo seu revolucionário disco rígido Seagate Barracuda 7200.7 de 200GB, primeiro disco rígido comercialmente disponível a oferecer esta impressionante capacidade.

Tratava-se da primeira vez na história em que era possível armazenar, em um único prato de 3,5”, a espantosa capacidade de 100 GB de dados.

disco rígido Seagate Barracuda 7200.7 de 200GB 2
Vista interna de um dos modelos da série Barracura 7200.7

Detentor da tecnologia de cabeça de leitura/escrita e de mídia mais avançada da indústria na época, o novo modelo da família Seagate Barracuda 7200.7 atingia a capacidade total de 200 GB, usando apenas dois pratos, otimizando o uso de espaço e incrementando a eficiência.

Assim como os demais modelos da linha 7200, Barracuda 7200.7 200GB operava a uma velocidade de 7200 rotações por minuto (rpm), o que resultava em tempos de acesso rápidos e uma taxa de transferência de dados notável para a época.

Embora os discos rígidos tenham evoluído consideravelmente desde o lançamento do Barracuda 7200.7, este modelo continua sendo um marco importante na história do armazenamento de dados, sendo lembrado como um dos primeiros dispositivos a oferecer uma capacidade tão significativa em um único disco rígido.

A linha seria substituída em 14 de junho de 2004 pela nova geração Seagate Barracuda 7200.8.

E você, quais modelos da família Barracuda utilizou?

Desmontando um Seagate Barracuda 7200.7 de 40GB