Em 15 de setembro de 1979, a japonesa Namco Limited, famosa fabricante de games, lançava o lendário jogo Namco Galaxian.

Nascida como fabricante de brinquedos em 1955, a originalmente chamada Nakamura Seisakusho, obteve nas décadas seguintes razoável sucesso fabricando brinquedos operados por fichas.

Passou por algumas mudanças de nome ao longo de sua existência, até assumir definitivamente a denominação Nakamura Amusement Machine Manufacturing Company (NAMCO) no final dos anos 70.

Após adquirir a divisão japonesa da Atari em 1974, passou a investir em jogos eletrônicos, lançando em 1977 seu primeiro arcade original: Gee Bee.

Mas o sucesso só chegaria dois anos depois, em 1979, com o lançamento do histórico Galaxian, que atingiria o segundo lugar em faturamento, tanto no Japão quanto nos EUA, onde seria lançado no ano seguinte, em 2 de fevereiro de 1980.

Neste jogo espacial de tiro, criado por Kazunori Sawano em apenas 6 meses, o jogador controla uma nave espacial que tem por objetivo destruir o maior número possível de inimigos.

jogo Namco Galaxian 2
O arcade

Embora os inimigos possam se mover por toda a tela, a nave do jogador fica restrita à parte inferior, deslocando-se exclusivamente para os lados.

Qualquer semelhança com Space Invaders não é mera coincidência, visto que o objetivo principal da NAMCO era criar um jogo que pudesse rivalizar com o bem-sucedido game da concorrente Taito. 😊

Revolucionário em muitos sentidos, Galaxian foi pioneiro em vários quesitos no segmento de “jogos de tiro”.

Foi um dos primeiros jogos a apresentar inimigos que se movimentavam “em formação”, criando um padrão que se tornaria um elemento fundamental em muitos jogos de tiro que o seguiriam.

Somava-se ainda o fato de que estes inimigos não eram apenas alvos “estáticos”, mas que realizavam “ataques táticos”, mergulhando em direção ao jogador e aumentando a adrenalina da jogabilidade.

Isso se completava com o grau progressivo de dificuldade do jogo, que aumentava à medida que o jogador avançava, com inimigos cada vez mais rápidos e ágeis, tornando a partida mais desafiadora.

Seu visual, com gráficos multicoloridos, era outra de suas características impressionantes (para os padrões da época), com inimigos e naves animadas e com um visual vibrante.

jogo Namco Galaxian 3
Flyer original de divulgação do arcade

Foi um jogo portado para a grande maioria dos computadores e consoles de videogames, entre eles: Apple II, Atari 2600, Atari 5200, Atari 400/800, ColecoVision, Commodore 64, Commodore VIC-20, Famicom/NES, MSX, PC, NEC PC, Sharp X1, Sinclair ZX Spectrum, Sony PlayStation, Microsoft Xbox, Nintendo Gamecube, Nintendo Game Boy e Nintendo Wii.

O jogo Galaxian é um marco histórico na evolução dos jogos eletrônicos, com diversas aparições em filmes e séries de TV, servindo de referência para vários outros jogos ao longo dos anos e deixando uma marca definitiva e duradoura na cultura pop.

O sucesso de Galaxian levaria à criação de sequências e versões posteriores do jogo, incluindo o famoso Galaga, também desenvolvido pela Namco.

A NAMCO Foi também criadora de um dos jogos mais bem sucedidos de todos os tempos: Pac-Man, de 1980.

Para conhecer ou relembrar:

Quer matar a saudade? Aqui neste endereço você joga uma versão online do arcade original:

*clique na figura do joystick para saber as funções das teclas.

E você, onde jogou Galaxian pela primeira vez?

Todas as versões de Galaxian