Em 12 de setembro de 2003, a desenvolvedora de jogos Valve Corporation lançava a plataforma de jogos STEAM.

A Steam é uma plataforma eletrônica de distribuição de jogos digitais e de conteúdos, desenvolvida pela empresa norte-americana Valve Corporation, sendo atualmente uma das líderes mundiais na indústria de jogos eletrônicos.

Fundada em 24 de agosto de 1996 pelos ex- funcionários da Microsoft Gabe Newell e Mike Harrington, a Valve Corporation , ou Valve Software, estrearia dois anos depois com seu jogo Half-Life, sucesso de vendas e de crítica.

Mas na medida que lançava novos títulos, a empresa percebeu a necessidade de criar uma forma mais eficiente de manter atualizados os jogos já instalados nos usuários, visto que a experiência com o lançamento de “patches” já havia lhe causado sérios problemas.

Decidiram assim criar um sistema que desempenharia, não só função de atualizar os jogos automaticamente, mas que também implementaria medidas antipirataria e antifraude mais fortes.

plataforma STEAM para jogos 2
A “cara” da primeira versão do cliente Steam

Nascia aí a plataforma Steam.

Anunciada publicamente durante o evento Game Developers Conference em 22 de março de 2002, o sistema passaria por um longo período de testes, até ser oficialmente lançado em 12 de setembro de 2003.

Desde então, a Steam revolucionaria a forma como os jogos seriam comprados, baixados, atualizados e jogados, oferecendo uma vasta biblioteca de jogos, que incluem títulos produzidos por grandes desenvolvedoras, estúdios independentes e até mesmo jogos desenvolvidos pela própria Valve.

A Steam popularizaria o sistema de distribuição digital de jogos, permitindo que os jogadores comprassem e baixem jogos diretamente para seus computadores, sem a necessidade de mídias de instalação.

Além disso, a plataforma, por meio de um sistema de atualizações automáticas, garante também que os jogadores tenham acesso às últimas correções e a conteúdos adicionais (extras).

plataforma STEAM para jogos 3
Counter Strike 1.6: primeiro jogo distribuído pela plataforma Steam

O sistema ainda oferece funcionalidades de rede social, como chat, criação de grupos de usuários, perfis de jogadores, registro de conquistas e a capacidade de transmitir as partidas ao vivo.

Pela mesma ferramenta, conteúdos criados pelos próprios jogadores, como mods, skins, personalizações etc, podem ser compartilhados com outros usuários, tornando a experiência de jogo mais personalizada.

O aplicativo é ainda “multiplataforma”, com versões rodando nos sistemas operacionais Windows (2003), MacOS (2010), Linux (2012), Android (2012) e iOS (2012), ampliando enormemente seu alcance, e agradando aos usuários de todos os ambientes.

A plataforma Steam é hoje uma parte fundamental do universo dos videogames, sendo uma das maiores plataformas de distribuição de jogos do mundo, com milhões de usuários ativos, mudando, inegável e definitivamente, a maneira como os jogadores adquirem e interagem com jogos, bem como todo o ecossistema da indústria de jogos eletrônicos.

E você, costuma adquirir jogos pela STEAM? Qual o melhor na sua opinião?

A evolução do sistema Steam
Evolução dos jogos da Valve ao longo dos anos