Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 12 de setembro de 2003, a desenvolvedora de jogos Valve Corporation lançava a plataforma de jogos STEAM.

A Steam é uma plataforma eletrônica de distribuição de jogos digitais e de conteúdos, desenvolvida pela empresa norte-americana Valve Corporation, sendo atualmente uma das líderes mundiais na indústria de jogos eletrônicos.

Fundada em 24 de agosto de 1996 pelos ex- funcionários da Microsoft Gabe Newell e Mike Harrington, a Valve Corporation , ou Valve Software, estrearia dois anos depois com seu jogo Half-Life, sucesso de vendas e de crítica.

Mas na medida que lançava novos títulos, a empresa percebeu a necessidade de criar uma forma mais eficiente de manter atualizados os jogos já instalados nos usuários, visto que a experiência com o lançamento de “patches” já havia lhe causado sérios problemas.

Decidiram assim criar um sistema que desempenharia, não só função de atualizar os jogos automaticamente, mas que também implementaria medidas antipirataria e antifraude mais fortes.

plataforma STEAM para jogos 2
A “cara” da primeira versão do cliente Steam

Nascia aí a plataforma Steam.

Anunciada publicamente durante o evento Game Developers Conference em 22 de março de 2002, o sistema passaria por um longo período de testes, até ser oficialmente lançado em 12 de setembro de 2003.

Desde então, a Steam revolucionaria a forma como os jogos seriam comprados, baixados, atualizados e jogados, oferecendo uma vasta biblioteca de jogos, que incluem títulos produzidos por grandes desenvolvedoras, estúdios independentes e até mesmo jogos desenvolvidos pela própria Valve.

A Steam popularizaria o sistema de distribuição digital de jogos, permitindo que os jogadores comprassem e baixem jogos diretamente para seus computadores, sem a necessidade de mídias de instalação.

Além disso, a plataforma, por meio de um sistema de atualizações automáticas, garante também que os jogadores tenham acesso às últimas correções e a conteúdos adicionais (extras).

plataforma STEAM para jogos 3
Counter Strike 1.6: primeiro jogo distribuído pela plataforma Steam

O sistema ainda oferece funcionalidades de rede social, como chat, criação de grupos de usuários, perfis de jogadores, registro de conquistas e a capacidade de transmitir as partidas ao vivo.

Pela mesma ferramenta, conteúdos criados pelos próprios jogadores, como mods, skins, personalizações etc, podem ser compartilhados com outros usuários, tornando a experiência de jogo mais personalizada.

O aplicativo é ainda “multiplataforma”, com versões rodando nos sistemas operacionais Windows (2003), MacOS (2010), Linux (2012), Android (2012) e iOS (2012), ampliando enormemente seu alcance, e agradando aos usuários de todos os ambientes.

A plataforma Steam é hoje uma parte fundamental do universo dos videogames, sendo uma das maiores plataformas de distribuição de jogos do mundo, com milhões de usuários ativos, mudando, inegável e definitivamente, a maneira como os jogadores adquirem e interagem com jogos, bem como todo o ecossistema da indústria de jogos eletrônicos.


E você, costuma adquirir jogos pela STEAM? Qual o melhor na sua opinião?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A evolução do sistema Steam
Evolução dos jogos da Valve ao longo dos anos
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *