Em 11 de setembro de 1977, a fabricante de games Atari lançava nos EUA o console Video Computer System (VCS), mais conhecido como o videogame Atari 2600.

Com um demorado desenvolvimento que custou dezenas de milhões de dólares, o A2600 foi originalmente batizado como “Video Computer System – VCS”, talvez como forma de provocar a competição com sua concorrente Fairchild, que havia lançado no ano anterior o console “Video Entertainment System – VES” (posteriormente renomeado para “Channel F”).

videogame Atari 2600 2
Os dois primeiros modelos

Foi o Atari o videogame responsável por popularizar o uso de cartuchos com memórias ROM para armazenar os jogos, muito embora o conceito tenha sido anteriormente inaugurado pela Fairchild.

Isso lhe dava uma enorme flexibilidade ao possibilitar que, num mesmo console, pudessem ser jogados vários jogos diferentes apenas substituindo o cartucho contendo a programação do jogo.

videogame Atari 2600 3
Modelos “Woody” e “Vader”

Partindo de uma proposta originalmente criada pela empresa Cyan Engineering, subsidiária da Atari, teve sua versão final projetada pelo engenheiro Jay Miner, o mesmo que criaria o computador Commodore Amiga alguns anos depois

Sua grande “sacada” foi utilizar uma estrutura que contemplava um microprocessador programável, o MOS 6507 (uma versão mais barata do MOS 6502), rodando à velocidade de 1,19MHz, um chip contendo a memória RAM e as interfaces de entrada e saída (PIA 6532) e um chip para geração dos sinais de áudio e vídeo (o Television Interface Adaptor – TIA). Nascia assim o protótipo “Stella”. 🕹

videogame Atari 2600 4
Modelos 2800 e 2600 junior

O novo console trazia, assim, recursos de um “pequeno computador” completo e programável por software, resultando em uma flexibilidade muito maior que os projetos das gerações anteriores, como o Odyssey, que contavam com circuitos eletrônicos desenvolvidos para executar um único jogo.

videogame Atari 2600 5
Alguns dos muitos acessórios produzidos

Contudo, com dificuldades financeiras para concluir o projeto, o proprietário da Atari, Nolan Bushnell, vende a empresa, em 1976, para a gigante do entretenimento Warner Communications, que injeta recursos financeiros que finalmente viabilizam o lançamento do A2600 no ano seguinte.

videogame Atari 2600 6
“Stella”: o primeiro protótipo de 1975

Aqui no Brasil, o console só foi oficialmente lançado em 1983 por meio da Polyvox, uma subsidiária da Gradiente, muito embora diversos “clones” tenham surgido por aqui antes disso.

Enfim, um equipamento que foi símbolo de toda uma geração, em especial a dos anos 80 no Brasil. Não foi o primeiro videogame do país, mas foi o primeiro de muitos dos quarentões (e cinquentões) de hoje. 😊

videogame Atari 2600 7
Um A2600 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, qual foi seu primeiro videogame?

Comercial de 1977, ano do lançamento
O console que lançou uma indústria
Ascensão e queda da ATARI
Coletânea de comerciais