Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 11 de setembro de 1977, a fabricante de games Atari lançava nos EUA o console Video Computer System (VCS), mais conhecido como o videogame Atari 2600.

Com um demorado desenvolvimento que custou dezenas de milhões de dólares, o A2600 foi originalmente batizado como “Video Computer System – VCS”, talvez como forma de provocar a competição com sua concorrente Fairchild, que havia lançado no ano anterior o console “Video Entertainment System – VES” (posteriormente renomeado para “Channel F”).

videogame Atari 2600 2
Os dois primeiros modelos

Foi o Atari o videogame responsável por popularizar o uso de cartuchos com memórias ROM para armazenar os jogos, muito embora o conceito tenha sido anteriormente inaugurado pela Fairchild.

Isso lhe dava uma enorme flexibilidade ao possibilitar que, num mesmo console, pudessem ser jogados vários jogos diferentes apenas substituindo o cartucho contendo a programação do jogo.

videogame Atari 2600 3
Modelos “Woody” e “Vader”

Partindo de uma proposta originalmente criada pela empresa Cyan Engineering, subsidiária da Atari, teve sua versão final projetada pelo engenheiro Jay Miner, o mesmo que criaria o computador Commodore Amiga alguns anos depois

Sua grande “sacada” foi utilizar uma estrutura que contemplava um microprocessador programável, o MOS 6507 (uma versão mais barata do MOS 6502), rodando à velocidade de 1,19MHz, um chip contendo a memória RAM e as interfaces de entrada e saída (PIA 6532) e um chip para geração dos sinais de áudio e vídeo (o Television Interface Adaptor – TIA). Nascia assim o protótipo “Stella”. 🕹

videogame Atari 2600 4
Modelos 2800 e 2600 junior

O novo console trazia, assim, recursos de um “pequeno computador” completo e programável por software, resultando em uma flexibilidade muito maior que os projetos das gerações anteriores, como o Odyssey, que contavam com circuitos eletrônicos desenvolvidos para executar um único jogo.

videogame Atari 2600 5
Alguns dos muitos acessórios produzidos

Contudo, com dificuldades financeiras para concluir o projeto, o proprietário da Atari, Nolan Bushnell, vende a empresa, em 1976, para a gigante do entretenimento Warner Communications, que injeta recursos financeiros que finalmente viabilizam o lançamento do A2600 no ano seguinte.

videogame Atari 2600 6
“Stella”: o primeiro protótipo de 1975

Aqui no Brasil, o console só foi oficialmente lançado em 1983 por meio da Polyvox, uma subsidiária da Gradiente, muito embora diversos “clones” tenham surgido por aqui antes disso.

Enfim, um equipamento que foi símbolo de toda uma geração, em especial a dos anos 80 no Brasil. Não foi o primeiro videogame do país, mas foi o primeiro de muitos dos quarentões (e cinquentões) de hoje. 😊

videogame Atari 2600 7
Um A2600 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!


E você, qual foi seu primeiro videogame?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Comercial de 1977, ano do lançamento
O console que lançou uma indústria
Ascensão e queda da ATARI
Coletânea de comerciais
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *