Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 18 de outubro de 1958, William A. Higinbotham e Robert V. Dvorak, pesquisadores do Laboratório Nacional de Brookhaven/EUA, demonstravam o jogo Tennis for Two (Tênis para Dois), o primeiro jogo eletrônico da história a usar um display “gráfico”.

Tudo começou durante uma leitura do manual do computador analógico Donner modelo 30, quando Higinbotham descobriu que ele era capaz de simular a trajetória de objetos lançados, como mísseis por exemplo, levando a resistência do ar e a gravidade em consideração.

Teve então a ideia de configurar este computador para exibir uma bolinha em movimento, permitindo aos usuários controlar sua direção, utilizando como “tela”, um equipamento de laboratório chamado osciloscópio.

jogo Tennis for Two 2
O computador Donner 30

Com essa ideia na cabeça, o respeitado físico Higinbotham, chefe da Divisão de Instrumentação de Brookhaven e acostumado a projetar dispositivos muito mais complexos, levou por volta de duas horas para criar o projeto.

Coube ao técnico Dvorak a tarefa de efetivamente montar o dispositivo, o que lhe consumiu três boas semanas de trabalho. Em sua construção, Dvorak utilizou válvulas eletrônicas, relés eletromecânicos e alguns transistores, que começavam a se tornar populares.

Nascia assim o jogo Tennis for Two, talvez o primeiro videogame da história, embora este título seja alvo de muita controvérsia.

jogo Tennis for Two 3
Versão original de 1958 e recriação de 1997

O joguinho exibia uma vista lateral simulada de uma quadra de tênis, na qual os jogadores tentavam rebater uma “bola” por cima da rede, usando controles disponíveis para cada um.

Nestes controles existiam dois acionadores: um giratório, que permitia controlar o ângulo de rebatida da bola, e um botão de disparo, que comandava o instante desta rebatida.

Foi criado para ser exibido nas exposições públicas anuais feitas pelo Laboratório Nacional de Brookhaven, que abria as portas aos visitantes externos, como forma de atrair o interesse da população (e especialmente de jovens estudantes) para as pesquisas que eram realizadas ali.

Até então, os visitantes realizavam apenas passeios expositivos, onde eram apresentadas as atividades ali realizadas e alguns dos equipamentos utilizados.

jogo Tennis for Two 4
O criador

Mas para o ano de 1958 Higinbotham queria algo, digamos, mais “interativo”.

Nos três dias de exposição, o Tennis for Two foi um sucesso, gerando enormes filas de estudantes querendo experimentar a novidade. Depois dizem que os jovens de antigamente eram diferentes dos de hoje 😊.

No ano seguinte, uma versão melhorada, com uma tela maior e com possibilidade de simular diferentes níveis de gravidade foi mostrada pela última vez. No mundo de hoje os marqueteiros talvez tivessem batizado a nova versão de “Tennis for Two –  Rebooted!”.😂

Depois disso, o equipamento foi desmontado e o jogo cairia em esquecimento até 1970, quando Higinbotham foi convocado como testemunha para um processo judicial envolvendo Ralph Baer, inventor do videogame Odyssey.

Anos depois, este mesmo jogo viria a inspirar a criação de uma outra lenda: o PONG da Atari.

jogo Tennis for Two 5
Turma de Brookhaven que reconstruiu o dispositivo em 1997

Em 1997, pesquisadores de Brookhaven, liderados por Peter Takacs, recriaram o histórico jogo, como parte das comemorações do aniversário de 50 anos da instituição.

Higinbotham também participara de outra criação não tão bacana… a bomba atômica ☹, muito embora posteriormente tenha se engajado em campanhas de não-proliferação de armas nucleares.


E você, qual o jogo eletrônico mais antigo do qual se lembra?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A história do Tennis for Two
Recriação do jogo original
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *