Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

 Em 05 de maio de 1992, a desenvolvedora de games ID Software lançava o jogo que inauguraria a era moderna do estilo “tiro em primeira pessoa” (first-person shooter – FPS), o Wolfenstein 3D.

Jogos em “primeira pessoa” são aqueles em que a ação acontece do ponto de vista do personagem do jogo. Os FPS lançam mão deste modelo, com a inclusão de armas na dinâmica.

Com sua primeira versão destinada aos PCs com o saudoso sistema MS-DOS, o jogo surgiu quando John Carmack, desenvolvedor da empresa, resolveu criar uma biblioteca para jogos 3D (engine) apresentando-a aos parceiros. Seu colega John Romero sugeriu então um remake em 3D (digamos, “mais violento”) do “Castle Wolfenstein”, antigo jogo para o Apple II. Nascia aí o histórico Wolfenstein 3D.

No jogo, o participante encarna um espião do exército aliado da Segunda Guerra, que busca escapar de uma prisão nazista, tudo isso regado a muito sangue, tiro, porrada e bomba. 😊

Foi originalmente distribuído gratuitamente sob a forma de “shareware” (versão propositalmente incompleta para incentivar a compra da versão paga), estratégia que deu super certo transformando-o em um estrondoso sucesso, vendendo mais de 200mil cópias nos dois primeiros anos.

Figura hoje no hall da fama dos melhores jogos de todos os tempos, carinhosamente apelidado de “avô dos jogos de tiro 3D”.

No ano seguinte a ID lançaria outra lenda: DOOM.

Quer matar a saudade ou conhecer? Jogue uma versão online do jogo neste endereço.


E você, jogou Wolfenstein?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Uma partida completa
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.