O vírus ILOVEYOU-LOVELETTER de 2000

Em 04 de maio de 2000, o estudante Filipino Onel de Guzman postava uma das “cartas de amor” mais letais de toda a história: o vírus ILOVEYOU-LOVELETTER.

Também conhecido como “Love Letter” ou “Lovebug”, este “maledetto” causou incontáveis problemas para usuários de computadores e administradores de sistemas em todo o mundo.

Assim como o Happy99 e o Melissa, ambos de 1999, este novo vírus (na verdade um worm, pois se espalha por conta própria via rede) se difundia por meio de um e-mail fantasiado de carta de amor.

Quanta fofura. ❤️

Anexado a este email, estava o arquivo “LOVE-LETTER-FOR-YOU.txt.vbs”, no qual residia sua rotina de infecção principal.

Ao ser executado (já que a curiosidade é parte do ser humano, mas matou o gato), o vírus substituía vários arquivos importantes do computador e se retransmitia para todos os seus contatos de email cadastrados.

vírus ILOVEYOU LOVELETTER 2
Guzman vive hoje de reparos em celulares

Isso fez com que ele se difundisse bem mais rápido que seus antecessores, especialmente pelo fato da mensagem recebida vir de alguém “conhecido”.

Atacou em apenas 10 dias 50 milhões de computadores no mundo (certa de 10% de todos os computadores conectados à internet na época), obrigando instituições em todo o planeta (até a CIA!!!) a desligar temporariamente seus serviços de email.

Sua erradicação gerou custos na casa dos 15 bilhões de dólares!😯

Mesmo depois de ter sido identificado e preso pela polícia filipina, Guzman não ficou na cadeia. A legislação criminal do país não previa este tipo de crime e ele foi liberado.

Visando coibir novos problemas futuros, meses depois da sua soltura, o congresso filipino aprovou Lei tipificando o crime.

E você, teve problemas com ele?

O ILOVEYOU-LOVELETTER em ação

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!