Em 14 de fevereiro de 1984, a empresa norte-americana de software Lotus Development Corporation lançava seu novo “pacote” de aplicativos Lotus Symphony para o sistema MS-DOS.

Criado pela lendária empresa de software Lotus Development Corporation, o Lotus Symphony foi uma suíte de aplicativos para computadores tipo PC com sistema operacional MS-DOS, concebida como uma espécie de complemento ao seu killer app Lotus 1-2-3. Talvez como uma resposta à demanda de mercado.

software Lotus Symphony 2
A interface de usuário no sistema MS-DOS

Visando agora oferecer uma abordagem mais abrangente, incorporava, além da planilha eletrônica (SHEET), um processador de texto (DOC), um gerador de gráficos (GRAPH), um sistema de gerenciamento de banco de dados (FORM) e um ambiente comunicação de dados (COMM). Todos em uma única plataforma, acessíveis por meio da combinação de teclas ALT+F10, que permitia ao usuário alternar entre os cinco “ambientes” do programa.

Foi um aplicativo pioneiro ao integrar essas ferramentas essenciais em uma única suíte, proporcionando aos usuários uma solução completa para suas necessidades de produtividade da época.

software Lotus Symphony 3
A interface aprimorada da versão 3.0

O software possibilitava também que outros aplicativos “complementares” pudessem ser acrescentados ao ambiente, adicionando novas funcionalidades do sistema, como gerenciador de macros, um corretor ortográfico, gerador de estatísticas, entre outros.

O Lotus Symphony permitia ainda que a tela do usuário fosse dividida em janelas distintas, exibindo diferentes visualizações dos dados, em qualquer um dos ambientes. As alterações feitas em um dos ambientes eram automaticamente refletidas nos outros, uma das funcionalidades mais surpreendentes do sistema.

software Lotus Symphony 5
Anúncio da época

Isso era possível em função da engenhosa solução adotada, na qual todos os dados produzidos pelo Lotus Symphony, no fundo, ficavam armazenados sob a forma de planilhas, qualquer que fosse o ambiente usado, com cada um deles apenas mudando a “forma de exibir” as informações.

O Lotus Symphony teve como concorrentes pacotes como o Ashton-Tate Framework e o AppleWorks (este para a plataforma Apple II), ambos lançados no mesmo ano.

Lotus Jazz

No ano seguinte, em fevereiro de 1985, a Lotus Development produziria um outro aplicativo com funcionalidades similares às do Lotus Symphony, mas endereçado à recém lançada plataforma Apple Macintosh.

software Lotus Symphony 4
Lotus Jazz: a versão para Apple Macintosh

Batizado como Lotus Jazz, talvez tenha sido uma tentativa da empresa em reproduzir o sucesso do Lotus 1-2-3, agora no novo micrinho da empresa da maçã mordida.

software Lotus Symphony 7
Anúncio do Lotus Jazz

Nos anos seguintes, o Lotus Symphony ganharia algumas atualizações e versões, continuando a ser uma escolha popular para muitos profissionais. No entanto, com o tempo, a concorrência no mercado dos “pacotes office” aumentou, com outras plataformas vindo a ganhar destaque, especialmente após a popularização do ambiente Microsoft Windows fez com que perdesse espaço, até ser descontinuado.

Para conhecer ou relembrar:

Quem conhecer as versões antigas do Lotus Symphony? Algumas delas estão disponíveis para download aqui neste endereço.

E você, utilizou alguma das versões do Lotus Symphony?

Apresentação do Lotus Symphony na reuião da Boston Computer Society (1984)