O software Lotus Symphony de 1984
Em 14 de fevereiro de 1984, a empresa norte-americana de software Lotus Development Corporation lançava seu novo “pacote” de aplicativos Lotus Symphony para o sistema MS-DOS.
Criado pela lendária empresa de software Lotus Development Corporation, o Lotus Symphony foi uma suíte de aplicativos para computadores tipo PC com sistema operacional MS-DOS, concebida como uma espécie de complemento ao seu killer app Lotus 1-2-3. Talvez como uma resposta à demanda de mercado.
Visando agora oferecer uma abordagem mais abrangente, incorporava, além da planilha eletrônica (SHEET), um processador de texto (DOC), um gerador de gráficos (GRAPH), um sistema de gerenciamento de banco de dados (FORM) e um ambiente comunicação de dados (COMM). Todos em uma única plataforma, acessíveis por meio da combinação de teclas ALT+F10, que permitia ao usuário alternar entre os cinco “ambientes” do programa.
Foi um aplicativo pioneiro ao integrar essas ferramentas essenciais em uma única suíte, proporcionando aos usuários uma solução completa para suas necessidades de produtividade da época.
O software possibilitava também que outros aplicativos “complementares” pudessem ser acrescentados ao ambiente, adicionando novas funcionalidades do sistema, como gerenciador de macros, um corretor ortográfico, gerador de estatísticas, entre outros.
O Lotus Symphony permitia ainda que a tela do usuário fosse dividida em janelas distintas, exibindo diferentes visualizações dos dados, em qualquer um dos ambientes. As alterações feitas em um dos ambientes eram automaticamente refletidas nos outros, uma das funcionalidades mais surpreendentes do sistema.
Isso era possível em função da engenhosa solução adotada, na qual todos os dados produzidos pelo Lotus Symphony, no fundo, ficavam armazenados sob a forma de planilhas, qualquer que fosse o ambiente usado, com cada um deles apenas mudando a “forma de exibir” as informações.
O Lotus Symphony teve como concorrentes pacotes como o Ashton-Tate Framework e o AppleWorks (este para a plataforma Apple II), ambos lançados no mesmo ano.
Lotus Jazz
No ano seguinte, em fevereiro de 1985, a Lotus Development produziria um outro aplicativo com funcionalidades similares às do Lotus Symphony, mas endereçado à recém lançada plataforma Apple Macintosh.
Batizado como Lotus Jazz, talvez tenha sido uma tentativa da empresa em reproduzir o sucesso do Lotus 1-2-3, agora no novo micrinho da empresa da maçã mordida.
Nos anos seguintes, o Lotus Symphony ganharia algumas atualizações e versões, continuando a ser uma escolha popular para muitos profissionais. No entanto, com o tempo, a concorrência no mercado dos “pacotes office” aumentou, com outras plataformas vindo a ganhar destaque, especialmente após a popularização do ambiente Microsoft Windows fez com que perdesse espaço, até ser descontinuado.
Para conhecer ou relembrar:
Quem conhecer as versões antigas do Lotus Symphony? Algumas delas estão disponíveis para download aqui neste endereço.
E você, utilizou alguma das versões do Lotus Symphony?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A empresa Lotus Development Corporation de 1982
- O aplicativo de planilha eletrônica Lotus 1-2-3 de 1983
- A planilha Lotus 1-2-3 para Windows de 1991
- A Boston Computer Society de 1977
- A suíte de aplicativos LibreOffice de 2010
- O Microsoft Office de 1988
- O aplicativo Microsoft Works de 1986
- O editor de textos Microsoft Word 1.0 de 1983
- O editor de textos WordStar de 1978
- O editor de textos WordPerfect para PC de 1982
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: