O Microsoft Office de 1988
Em 01 de agosto de 1988, a Microsoft, durante a histórica feira de informática norte-americana COMDEX, fazia o anúncio do lançamento do pacote de aplicativos Microsoft Office.
Durante este anúncio, informou que este pacote conteria três dos aplicativos de sucesso da empresa: o Microsoft Word (editor de texto), Microsoft Excel (planilha eletrônica) e Microsoft Powerpoint (apresentações).
É fato que estes programas já existiam individualmente há algum tempo para diversos sistemas, como o MS-DOS e Macintosh. O Word, por exemplo, teve sua primeira versão lançada lá em 1983 e rodava tanto em MS-DOS quando em XENIX, uma versão de sistema operacional UNIX desenvolvida por ela.
Contudo, e curiosamente, a primeira versão Office lançada foi para… o Mac da Apple. Isso mesmo! 😊
A versão para o computador da Apple foi lançada um ano depois do anúncio, em 01 de agosto de 1989. Talvez porque a interface gráfica do Mac já estivesse mais “madura” que o Windows, que ainda precisava de “melhorias”.
E versão MS Office 1.0 só sairia para a plataforma Windows em 19 de novembro de 1990, seis meses depois do lançamento do Windows 3.0, ocorrida em 22 de maio de 1990.
Outra curiosidade é que, nesta primeira versão do Office, os aplicativos tinham números de versão distintos: Word 1.1, Excel 2.0 e PowerPoint 2.0.
Observe que a versão do Word neste primeiro Office já era a 1.1. Por quê?
Por que antes do lançamento do Windows 3.0 (que era um requisito para rodar o Office 1.0) houve o lançamento preliminar do Word 1.0 “para Windows 2.0”, provavelmente aguardando um amadurecimento da interface gráfica na versão 3 do Windows.
Nos anos seguintes, novas versões foram lançadas e gradativamente novos aplicativos iam sendo anexados ao pacote.
Microsoft Office 4.0
Lançado em outubro de 1993, o Microsoft Office 4.0 trazia as novas versões de aplicativos Word 6.0, Excel 4.0, PowerPoint 3.0, Microsoft Mail 3.1 e o Microsoft Office Manager (MOM), que funcionava como um “gerenciador de programas” para o pacote.
Como principal novidade, trazia o novo recurso Object Linking and Embedding (OLE) versão 2.0, aumentando a integração entre os aplicativos e facilitando a transferência de dados entre eles, inclusive nas operações de “arrastar e soltar” (drag and drop).
Fato curioso é que o editor de textos Word teve sua versão incrementada da anterior 2.0 diretamente para 6.0, simplesmente para “casar” com a numeração das versões existentes para MS-DOS e Macintosh.
Contudo, tanto o Excel quanto o PowerPoint eram os mesmos da versão anterior do Office. Mas como pouco tempo depois a Microsoft lançaria as versões “avulsas” do Excel 5.0 e PowerPoint 4.0, os usuários que adquiriam o Office 4.0 foram “presenteados” com um cupom que lhes dava desconto no upgrade. Para não reclamarem demais. 😁
Concorrência
Durante um bom tempo, especialmente durante os anos 90 e início dos 2000, o pacote Office teve diversos concorrentes, como: Lotus SmartSuite, CompuWorks Office, Borland Office, Corel Office, Oracle Office, Star Office, entre outros, sem contar com dúzias de outros aplicativos “avulsos” para edição de textos, planilhas, banco de dados, etc.
Contudo, nenhum logrou sucesso nesta briga… tá, vai… talvez o LibreOffice e OpenOffice… um pouco 😊
Mas o pacote Microsoft Office prevalece até hoje como o mais utilizado.
Quer matar a saudade das antigas versões do Word? Neste endereço você consegue fazer o download de várias versões. Neste mesmo site estão disponíveis para download vários dos outros pacotes “Office” que concorreram com a Microsoft.
E você, qual foi a primeira vez que utilizou o Word ou o Excel?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- A criação da Microsoft em 1975
- O sistema operacional Microsoft MS-DOS de 1981
- O editor de textos Microsoft Word 1.0 de 1983
- A empresa Lotus Development Corporation de 1982
- O aplicativo de planilha eletrônica Lotus 1-2-3 de 1983
- O computador Apple Macintosh de 1984
- O sistema Microsoft Windows 2.0 de 1987
- O sistema operacional UNIX de 1971
- A fundação da Apple Computer Company em 1976
- A suíte de aplicativos LibreOffice de 2010
- O aplicativo Microsoft Access 1.0 de 1992
- O software Lotus Symphony de 1984
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: