A fundação da Apple Computer Company em 1976

Em 01 de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne se juntavam para realizar a fundação da Apple Computer Company.

Tudo começou quando “Woz”, tendo pronto o seu protótipo daquele que viria a ser o “Apple I”, leva o bichano para uma das reuniões do “Homebrew Computer Club” [1], atraindo a atenção da turma.

A intenção original de Wozniak era compartilhar o projeto gratuitamente com a galera… mas Jobs, percebendo as possibilidades comerciais que o computador tinha, sugeriu ao amigo que eles fabricassem e “vendessem” as placas do micro. Levantaram então o capital inicial com Jobs vendendo sua Volkswagen Kombi e Wozniak sua calculadora HP-65.

Agregaram à empreitada a experiência de Ronald Wayne (que tinha trabalhado na Atari) e criaram a Apple na famosa “garagem” da casa de Jobs, por meio de uma “business partnership” (pareceria de negócios). Só que Wayne, que tinha tido uma experiência ruim em ter uma empresa própria anos antes, provavelmente ficou receoso de entrar e mais uma furada e pulou fora do esquema semanas depois.

Em janeiro do ano seguinte a empresa seria formalizada através de sua “Incorporação”, passando a se chamar “Apple Computer, Inc”. Fato curioso é que este poderia ter sido um projeto da gigante Hewlett-Packard. Woz, que trabalhava na HP na época, tentou mostrar a eles por

E você, teve algum Apple?