Em 01 de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne se juntavam para realizar a fundação da Apple Computer Company.

Esta história se iniciaria no ano anterior, com a fundação, por Gordon French e Fred Moore, do Homebrew Computer Club (HBC), criado para que os entusiastas de eletrônica (e agora dos computadores) pudessem se encontrar para trocar informações, experiências, componentes eletrônicos e programas entre si.

Na primeira reunião deste grupo foi apresentado aos participante o novíssimo microcomputador pessoal MITS Altair 8800, que deixaria a todos maravilhados, inclusive o então “jovem nerdSteve Wozniak, que também assistia da plateia e teria naquele momento a inspiração para criar seu próprio projeto de computador.

fundação da Apple Computer Company 2
O primeiro Apple em sua lendária caixinha de madeira

Nascia aí o protótipo daquele que viria a ser o computador Apple I”, que seria, um ano depois, apresentado por Wozniak aos participantes do mesmo HCC, atraindo enorme atenção dos membros com seu “bichano”.

A intenção original de Wozniak era compartilhar o projeto gratuitamente com a galera… mas seu amigo Steve Jobs, percebendo as possibilidades comerciais que o computador tinha, sugeriu que eles fabricassem e vendessem” as placas do micro.

Faltava, contudo, a “grana” pra viabilizar o projeto, que teve o capital inicial levantado com Jobs vendendo sua Volkswagen Kombi e Wozniak sua calculadora HP-65.

fundação da Apple Computer Company 3
A famosa garagem de Steve Jobs

Agregaram à empreitada a experiência de Ronald Wayne (que tinha trabalhado na Atari), criando a Apple na famosa “garagem” da casa de Jobs, por meio de uma “business partnership” (pareceria de negócios).

Só que Wayne, que tinha tido uma experiência ruim em fundar uma empresa própria anos antes, provavelmente ficou receoso de entrar e mais uma furada, pulando fora do esquema semanas depois.

Caberia a um outro membro do HCC, Paul Terrell, que fundaria a loja de computadores Byte Shop, a missão de ser o primeiro cliente da Apple, adquirindo o lote inicial de computadores do modelo Apple I.

Em janeiro do ano seguinte, a empresa seria formalizada através de sua “Incorporação”, passando a se chamar “Apple Computer, Inc”.

Fato curioso é que este poderia ter sido um projeto da gigante Hewlett-Packard.

Isso porque Woz, que trabalhava na HP na época, tentou mostrar a eles (por diversas vezes) a sua ideia, sem que eles demonstrassem qualquer interesse. Sorte dele 😊.

E você, qual o melhor dispositivo já criado pela Apple na sua opinião?

Evolução da Apple de 1976 a 2021