A fundação da Apple Computer Company em 1976

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 01 de abril de 1976, Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne se juntavam para realizar a fundação da Apple Computer Company.

Tudo começou quando “Woz”, tendo pronto o seu protótipo daquele que viria a ser o “Apple I”, leva o bichano para uma das reuniões do “Homebrew Computer Club” [1], atraindo a atenção da turma.

A intenção original de Wozniak era compartilhar o projeto gratuitamente com a galera… mas Jobs, percebendo as possibilidades comerciais que o computador tinha, sugeriu ao amigo que eles fabricassem e “vendessem” as placas do micro. Levantaram então o capital inicial com Jobs vendendo sua Volkswagen Kombi e Wozniak sua calculadora HP-65.

Agregaram à empreitada a experiência de Ronald Wayne (que tinha trabalhado na Atari) e criaram a Apple na famosa “garagem” da casa de Jobs, por meio de uma “business partnership” (pareceria de negócios). Só que Wayne, que tinha tido uma experiência ruim em ter uma empresa própria anos antes, provavelmente ficou receoso de entrar e mais uma furada e pulou fora do esquema semanas depois.

Em janeiro do ano seguinte a empresa seria formalizada através de sua “Incorporação”, passando a se chamar “Apple Computer, Inc”. Fato curioso é que este poderia ter sido um projeto da gigante Hewlett-Packard. Woz, que trabalhava na HP na época, tentou mostrar a eles por

E você, teve algum Apple?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.