O computador Altair 8800 de 1974

Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Em 19 de dezembro de 1974, a estadunidense “Micro Instrumentation and Telemetry Systems” (MITS), fundada por Ed Roberts e Forrest Mims em 1969, lançava o microcomputador que entraria pra história: o computador Altair 8800.

Ele foi simplesmente o primeiro computador pessoal do mundo!

Tudo bem, sua interface de operação não era grande coisa: algumas chaves para controle e programação e alguns LEDS pra mostrar o que acontecia dentro dele. Ou seja, nada parecido com os computadores pessoais de hoje. Mas ainda assim um marco na história da computação, dando pela primeira vez às “pessoas comuns” a possibilidade de terem computadores em suas casas.

computador Altair 8800 2
Partes internas

Era vendido de duas formas: um kit do tipo “faça-você-mesmo” por US$ 439 (com todas as peças e componentes eletrônicos) ou então já completamente montado e funcional por US$ 621.

Contava com um microprocessador Intel 8080 [1], rodando à velocidade de 2MHz, memória RAM de 256 bytes, um painel com chaves e leds, slots de expansão e mais nada. 😊 Placas de expansão com interfaces de disco, upgrade de memória, leitor de k7, terminal, etc, foram aos poucos sendo introduzidas, facilitando enormemente a vida do usuário.

computador Altair 8800 3
A histórica capa da revista Popular Electronics

No mês seguinte ao lançamento, o computador estava estampado na capa da famosa revista de hobbystas de eletrônica “Popular Electronics”. Foi um alvoroço!

E a MITS, que esperava vender umas 800 unidades “no máximo”, se viu atolada de pedidos e vendeu 5mil unidades no primeiro semestre de 1975.

Foi esse micro o responsável por inspirar toda uma geração de empreendedores, que perceberam que poderiam criar e vender computadores, sem precisar ser uma gigante como a IBM, nascendo aí toda uma nova indústria.

computador Altair 8800 4
O anúncio do kit veiculado na revista

A anúncio desse computadorzinho na capa da revista também inspirou ninguém menos que Bill Gates a criar a primeira linguagem de programação para microcomputadores: o Altair BASIC [2]. Foi exatamente esse o primeiro “produto” da empresa que se tornaria a gigante Microsoft [3] que conhecemos hoje.


E você, operou ou teve algum computador como este?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!


Vídeos(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “Legendas/CC –> Traduzir automaticamente”.

Operando o painel frontal do Altair 8800
Bill Gates fala da criação do BASIC do Altair 8080
Steve Wozniak e outros projetistas falam sobre o Altair 8800
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

messengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Gostou? Curta e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe também seu comentário no final da postagem!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.