Filme Mensagem pra Você – You’ve Got Mail de 1998

Lançado em 18 de dezembro de 1998, o filme Mensagem pra Você (You’ve Got Mail) , da cineasta norte-americana Nora Ephron, conta a história de Kathleen Kelly (Meg Ryan), dona de uma antiga e pequena livraria familiar, que conhece pela Internet (sem saber quem é) o dono de uma imensa rede de livrarias , Joe Fox (Tom Hanks), um concorrente que ela tanto odeia. Surge aí um “romance online” entre dois anônimos.

Cheio de “simbolismos tecnológicos”, o filme retrata uma época em que Internet começava a fazer parte da vida das pessoas, com o e-mail e os “namoros online” aos poucos se popularizando.

Retrata ainda um momento em que a empresa America Online (AOL) era a “cara” da Internet norte-americana. Isso se reflete já no título do filme, que se apropria do alerta exibido pelo aplicativo da empresa quando da chegada de novas mensagens de correio eletrônico: You’ve Got Mail.

Curiosamente, dois anos depois, a AOL compraria a Time Warner, dona da Warner Brothers (e que havia produzido o filme), fazendo surgir um dos maiores conglomerados de mídia da história.

Contudo, por conta do estouro da “bolha da Internet”, a fusão das empresas nunca seria levada a cabo.

Filme Mensagem pra Você – Youve Got Mail 2
Os computadores dos personagens

O “simbolismo” também aparece nas associações tecnológicas feitas a cada personagem.

O empresário interpretado por Tom Hanks, usa um IBM PC rodando o sistema Windows, enquanto a livreira encarnada por Meg Ryan operava um Apple MacBook.

Isso remonta a um momento da história da tecnologia em que o senso comum era o de que PCs com Windows eram feitos para corporações e sérios homens de negócios e os Macs para pessoas “descoladas”, “criativas” e estudantes.

E hoje, será que isso mudou?

Trailer