Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 24 de setembro de 1979, a empresa americana Compu-Serve lançava nos EUA o primeiro serviço online de informações, originalmente chamado de MicroNET e que viria a se tonar o CompuServe Information Service.

A empresa, que tinha iniciado suas operações em 1969, vinha desde então provendo, com sucesso, serviços de acesso computacional remoto para grandes corporações.

Mas pensar num serviço doméstico” numa época em que o mundo dos computadores pessoais ainda engatinhava e era tido como um “brinquedo de luxo”, parecia ser uma ousadia e tanto naquele momento.

CompuServe Information Service 2
CIM(CompuServe Information Manager): Aplicativo que concentrava as funcionalidades do serviço online

Num mundo em que a Internet ainda não existia para os cidadãos comuns, era a primeira vez que na história que um usuário de microcomputador pessoal podia ter acesso a serviços online como e-mail, bastando ter uma linha telefônica e um modem.

A empresa oferecia também outros serviços, muitos dos quais até hoje presentes em nossas vidas, como: bate papo (chat), cotação de ações, previsão do tempo, compra de passagens, jogos online, dentre outros.

Inicialmente comercializado nas lojas da rede Radio Shack, o MicroNET foi um sucesso imediato, tornando-se extremamente popular, chegando a ser o maior serviço online de informações do mundo nos anos 80.

CompuServe Information Service 3
CIM em sua versão para o sistema Windows

No ano seguinte, o sistema seria rebatizado como CompuServe Information Service (CIS), na mesma época em que os principais jornais do país começavam a oferecer suas versões eletrônicas por meio do CIS.

No final da década de 80, quando a Internet abriu suas portas para o mundo, permitindo a entrada de instituições privadas, a CompuServe interconectou seus sistemas à grande rede, tornando-se um dos primeiros provedores de acesso internet comercial do mundo e possibilitando que e-mails agora fluíssem para fora do seu sistema proprietário.

Mas como nem tudo são flores, embora tenha reinado tranquila durante mais de uma década, nos anos 90, sucumbiu à concorrência com o provedor de internet America Online (AOL), que viria a se tornar seu proprietário em 1998.

CompuServe Information Service 4
Anúncios da época

Ahhhh! E pra quem não sabe, lembra do formato GIF de imagens, muito usado hoje em dia em nossas mensagens de celular e redes sociais? foi criação da CompuServe em 1989 😊


E você, usou algum serviço online antes da chegada da Internet? Como era?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Vídeo institucional da CompuServe
Acessando jornais online pela CompuServe
Comercial da CompuServe
Fazendo compras online através de CompuServe
Programa Computer Chronicles (1985) sobre modems, BBS e trabalho remoto.
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *