O Emoticon era inventado em 1982 ;-)

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 19 de setembro de 1982, o Emoticon era inventado pelo professor Scott Fahlman, da universidade norte-americana Carnegie Mellon.

Nesta data, ele fazia a primeira postagem da história propondo o uso de “smilleys”, que viriam a se tornar os emoticons e os emojis de hoje. :‑D.

Com um nome composto pela junção das palavras inglesas “emotion” + “icon” (emoção + ícone), a ideia dos emoticons era combinar letras e símbolos presentes nos teclados dos computadores, para exprimir emoções e estados de espírito, o que o texto escrito muitas vezes não conseguia passar.

Emoticon era inventado em 2
A mensagem original de Fahlman

E a ideia deu super certo!

Na medida em que as trocas de mensagens em BBS, SMS e na Internet se popularizavam nos anos 80 e 90, o uso dos emoticons foi se difundindo e se tornando algo de uso corrente por todos.

Além disso, com o auxílio da imaginação de todos os usuários do planeta, o número de novos emoticons criados atingiu a casa das centenas! :‑O.

Emoticon era inventado em 3
O professor Scott Fahlman

O uso de Emoticons, contudo, é objeto de controvérsia, dado que alguns críticos argumentam que seu uso reduziria a capacidade linguística das pessoas, causando uma certa “preguiça” na escrita.

Já outros, defendem que os Emoticons auxiliam na comunicação “não verbal”, imprimido um adequado “tom” à conversa ou eliminando ambiguidades no texto, na impossibilidade dos interlocutores estarem frente à frente.

No final dos anos 90, os Emoticons evoluíram com o advento dos Emojis, cujo nove originou-se das palavras japonesas: “e”, que significa “imagem”, e “moji”, que significa “caractere escrito”.

Emoticon era inventado em 4
Shigetaka Kurita, criador dos Emojis atuais

Teve uma primeira aparição no Japão em 1997, numa versão monocromática e sem muita expressão, criada pela operadora de telefonia SoftBank.

Mas foi apenas em 1999, com uma nova versão criada pelo desenvolvedor Shigetaka Kurita, da empresa NTT DOCOMO, e que continha agora 176 figurinhas coloridas, que seu uso se popularizou, tornando-se a partir daí um padrão mundial.


E você, que acha do uso dos Emoticons?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

A história dos Emojis
Entrevista com o Prof. Scott Fahlman
Entrevista com Shigetaka Kurita
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo:


Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *