O Computerized Bulletin Board System CBBS de 1978

Em 16 de fevereiro de 1978, em Chicago/EUA, Ward Christensen e Randy Suess colocavam em operação o Computerized Bulletin Board System CBBS, o primeiro BBS da história.

Um Bulletin Board System – BBS (Sistema de Quadro de Avisos) é um tipo de sistema computacional que permite aos usuários se conectarem a ele, por meio de uma linha telefônica e um aplicativo tipo “terminal”, para realizarem downloads de arquivos, ler notícias, avisos e trocar mensagens com outros usuários.

Computerized Bulletin Board System CBBS 2
A “cara” do CBBS

Muito comum entre os anos 70 e 90, numa era pré-Internet, tinha uma interface muito simples, eminentemente baseada em caracteres de texto ou “imagens” constituídas a partir de alguns caracteres gráficos (ANSI/ASCII art).

Christensen já havia incursionado no mundo dos protocolos de comunicação ao ter criado anteriormente um sistema para transmitir arquivos entre dois computadores, utilizando-se do MODEM.

Computerized Bulletin Board System CBBS 3
O início de tudo

Seu sistema originaria posteriormente o protocolo padrão XMODEM, velho conhecido dos BBSzeiros

Mas a dupla tinha agora em mente a criação de um “ponto de encontro virtual”, para que os hobbystas dos computadores pudessem interagir de alguma forma.

Nascia assim o “Computerized Bulletin Board System”, o CBBS, nome dado ao sistema criado por eles, que foi desenvolvido durante a grande nevasca que assolou a região em janeiro de 1978, aproveitando o tempo livre em que precisaram ficar trancados em casa. ⛄❄

Computerized Bulletin Board System CBBS 4
Criadores e criatura

Para acessar o sistema, o usuário remoto conectava ao seu computador um MODEM e uma linha telefônica, com os quais acessava o CBBS.

Uma vez conectado ao ambiente do CBBS, tinham acesso aos serviços disponibilizados por eles, um usuário por vez, e tendo como conteúdo apenas o que residia ali naquele computador.

Computerized Bulletin Board System CBBS 5
ASCII Art/ANSI Art: ilustrações que utilizam exclusivamente caracteres de texto, muito comum nos BBSs

Uma espécie de “Internet caseira de um computador só”. Rudimentar, simples, mas revolucionária!

Em pouco tempo começaram a surgir clones do sistema, inicialmente por todo os EUA e em seguida no resto do mundo (inclusive aqui no Brasil), movimentando toda uma comunidade de entusiastas dos computadores pessoais.

Computerized Bulletin Board System CBBS 6
Os BBS foram também grande fonte de “versões alternativas” de diversos programas, tendo no grupo Razor 1911 um dos maiores distribuidores de softwares piratas

Foi em ambientes como este que surgiram os conceitos de e-mail, chat, download, etc, décadas antes da Internet estar disponível aos cidadãos comuns.

Sem saber, estavam criando as bases de muitos dos conceitos e serviços que futuramente a internet viria a disponibilizar.

Computerized Bulletin Board System CBBS 7
TELIX e Telemate: alguns dos softwares usados para acesso aos BBS nos anos 80 e 90

A história dos BBSs é foi contada no documentário “BBS: The Documentary”, que você pode assistir na íntegra na sessão de vídeos abaixo.

E você, usou algum BBS aqui no passado?

BBS The Documentary: Episódio 1
BBS The Documentary: Episódio 2
BBS The Documentary: Episódio 3
BBS The Documentary: Episódio 4
BBS The Documentary: Episódio 5
BBS The Documentary: Episódio 6
BBS The Documentary: Episódio 7
BBS The Documentary: Episódio 8
Edição do programa The Computer Chronicles sobre Modems e BBSs.