Em 6 de fevereiro de 1998, depois de muitos debates, o padrão V.90 para modems analógicos era finamente anunciado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT/ITU).

Era o fim de anos de discussões e de muitos problemas para os consumidores, que se viam perdidos entre duas opções proprietárias concorrentes de protocolos para comunicação via modems analógicos em velocidades de 56kbps: o K56Flex, da Rockwell/Lucent/Motorola e o X2, da USRobotics.

Importante lembrarmos que falamos de uma época em que banda larga simplesmente não existia e a conectividade dos usuários domésticos de computadores dependia das linhas telefônicas fixas.

Pois é… talvez você não saiba, mas entre os anos 70 e meados dos 90 os usuários residenciais precisavam de um modem conectado à uma linha telefônica “fixa” para acessarem serviços de dados, como os BBSs. 😊

Coube ao novo padrão V.90 unificar as duas propostas originais, com as empresas, logo em seguida, disponibilizando atualizações do firmware dos modems já existentes para o novo padrão.

Os trabalhos para criação do novo padrão haviam começado na UIT em março de 1997, quando ainda era conhecido como “V.pcm”.

Na oportunidade, o líder do Grupo de Estudos 16 (SG16) da UIT, P.-A. Probst, comentou:

“Este é o menor período de tempo já levado para que uma recomendação ITU-T para modems obtivesse uma aprovação, demonstrando o compromisso da ITU-T em responder rapidamente às necessidades urgentes do mercado”.

Acreditando que este seria o “último suspiro” da tecnologia de acesso via modems analógico, o padrão recebeu o carinhoso apelido de V.last (V.último).

Isso porque, nesta época, a banda larga já começava a surgir como uma opção comercialmente viável para os acessos residenciais, canibalizando aos poucos o sistema de acesso via linhas discadas.

Três anos depois, uma versão derradeira ainda chegaria a ser lançada, o V.92, sem, contudo, trazer ganhos de velocidade de download, apenas no upload.

Para conhecer ou relembrar:

Caso queira saber mais, aqui neste endereço você acessa a íntegra da versão original da norma V.90 do ITU.

E você, chegou a acessar BBSs e Internet pela linha telefônica?

Relembre o som de um modem V.90 realizando conexão.
Diferenças entre o K56, X2 e V.90 de diversos fabricantes.
Dos 300bps aos 56000bps: as história dos modems