Em 20 de dezembro de 1994, a estatal brasileira de telecomunicações Embratel lançava o serviço de Internet comercial no Brasil.

A história da Internet no Brasil começaria em 1988 em duas frentes, tendo de um lado o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Rio de Janeiro, e do outro a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Estas duas instituições acadêmicas brasileiras estabeleceram, nesta época, conexões internacionais distintas à centros de pesquisa norte-americanos, membros da rede BITNET (Because It’s Time Network), uma das antecessoras da Internet como conhecemos hoje, e que já congregava nessa altura milhares de entidades em todo o mundo.

A partir dessas duas instituições, outros centros acadêmicos brasileiros passaram a também ter acesso a esta grande rede internacional, através de circuitos de dados que as conectavam a uma dessas instituições.

A questão é que a FAPESP e o LNCC não estavam conectados entre si. Isso tornava obrigatório que um dado de uma determinada universidade conectada à FAPESP, para chegar a outra conectada ao LNCC, precisasse ser enviado por um dos canais até os EUA, para só depois retornar pelo outro.

Uma volta enorme, para instituições que poderiam estar fisicamente a poucos quilômetros de distância uma da outra.

Isso seria resolvido em 1989, com a interconexão entre as duas instituições, encurtando o caminho dos dados que tivessem origem e destino aqui no Brasil.

chegada da Internet comercial no Brasil 2
O início da RNP

No mesmo ano surgiria a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), patrocinada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, que promoveria a ampliação deste número de acessos para alcançar diversas outras regiões e instituições brasileiras.

Dois anos depois, todo este cenário seria mudado, com as entidades do exterior comunicando que estariam abandonando a BITNET e migrando seus sistemas para “a tal” Internet, que usava o protocolo de comunicação TCP/IP.

Caberia à FAPESP, no mesmo ano de 1991, colocar no ar a primeira conexão internacional à Internet, já sob o novo protocolo. O Brasil agora fazia parte da moderna “era da Internet”.

A questão é que, até então, o acesso a este sistema estava restrito basicamente ao universo acadêmico

Isso mudaria em 20 de dezembro 1994, quando a Empresa Brasileira de Telecomunicações – EMBRATEL anunciou o início, em caráter experimental, do seu serviço de acesso comercial à Internet, utilizando o sistema da RENPAC.

Um seleto grupo de cinco mil usuários foi escolhido para a fase experimental, que durou até maio de 1995, quando o sistema entrou em funcionamento pleno, com a liberação do acesso discado ao público em geral. Empresas e demais instituições não-acadêmicas puderam também estabelecer conexões fixas dedicadas à nova rede.

Ao final do mesmo ano, já eram dezenas de empresas, jornais e revistas, bancos, dentre outras entidades, com seus sites presentes na Internet, acompanhados por mais de 120mil usuários distribuídos nos aproximadamente 20 provedores de internet em operação.

chegada da Internet comercial no Brasil 3
Marcos históricos da Internet brasileira

A partir daí, o número de usuários no Brasil cresceu anualmente a passos largos, tendo o governo decidido por não atribuir à Embratel o fornecimento exclusivo do serviço ao usuário doméstico, obrigando à existência de provedores de acesso intermediários.

Meses antes, o caderno “mais!” da Folha de São Paulo preparava o terreno trazendo uma série de matérias apresentando ao público brasileiro os conceitos dessa nova “Superinfovia do Futuro”.

Atualmente, o Brasil é o 5º país do mundo com maior número de usuários Internet, ficando atrás apenas da China, da Índia, dos Estados Unidos e da Indonésia.

E você, quando usou pela primeira vez a Internet?

A chegada da Internet no Brasil
Demonstração de acesso à Internet durante a FENASOFT em 1995