Em 27 de fevereiro de 2001, a cultuada fabricante de modems para comunicação de dados USRobotics anunciava seu modelo compatível com o padrão V.92 para modems analógicos.

Estamos aqui numa remota época… Onde banda larga não existia e a conectividade dos usuários domésticos de computadores dependia das saudosas linhas telefônicas fixas. ☎

Ao longo dos anos 80 e 90, a fabricante norte-americana de dispositivos de comunicação U.S. Robotics (USR), foi, durante bastante tempo, a “queridinha” dos usuários de modems para linhas discadas, inicialmente para acesso aos BBSs e posteriormente à internet.

Isso mesmo… entre os anos 70 e meados dos 90 os usuários residenciais precisavam de um modem conectado à linha telefônica “fixa” para acessarem serviços de dados. 😊

Trazendo sempre inovações, a USR agora disponibilizava aquele que seria o último upgrade tecnológico para os modems analógicos.

padrão V.92 para modems 2
A recomendação V.92 do ITU

O novo padrão, também estabelecido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT/ITU), mantinha a mesma velocidade de download de 56kbps obtida no padrão V.90 anterior, mas incrementava o upload para 48kbps, comparado aos 33.6kbps do V.90.

Reduzia também em até 50% o tempo de conexão, permitindo ainda que esta conexão pudesse ser temporariamente suspensa e retomada posteriormente, através de nova funcionalidade Modem on Hold (MOH).

Contudo, mesmo com alguns incrementos, talvez tenha chegado tarde demais, não gerando grande impacto no mercado.

A despeito de sua época de ouro na primeira metade dos anos 90, com o advento da banda larga, a USR viu sua participação de mercado despencar, culminando com sua venda para a empresa 3Com em 1997, estando hoje sob o comando da UNICOM Global.

Para conhecer ou relembrar:

A íntegra norma V.92 da União Internacional de Telecomunicações (UIT) esta disponível para download neste endereço.

E você, usou modems da USRobotics?

Dos 300bps aos 56000bps: as história dos modems
Os sons dos modems 56kbps