Em 21 de novembro de 1969, o primeiro circuito de dados permanente da ARPANET entrava em operação, era o primeiro link da ARPANET.

A Advanced Research Projects Agency Network (Rede da Agência para Projetos de Pesquisa Avançada), ou simplesmente ARPANET, foi um projeto de uma rede de comunicação de dados de grande porte, planejada por instituições militares norte-americanas do final dos anos 60

Foi financiada pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DARPA), criada presidente Dwight D. Eisenhower em 1958 com missão de ajudar as forças armadas americanas a ficarem “à frente de seus inimigos”.

primeiro link da ARPANET 2
No mês seguinte a rede já possuía 4 nós

A história comumente contada é a de que a ARPANET tinha a missão de planejar e implementar um grande sistema de comunicação americano que pudesse sobreviver à ataques nucleares. Isso, claro, era importante, mas um dos seus objetivos principais era o de possibilitar o acesso dos pesquisadores espalhados pelo país, aos poucos computadores de alto poder de processamento operando nos EUA.

Esta rede foi o primeiro sistema prático a implementar técnicas de comutação de pacotes, controle de fluxo e de tolerância à falhas, inicialmente com a implementação do protocolo NCP (Network Control Protocol) e do seu sucessor TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).

primeiro link da ARPANET 3
A ARPANET nos anos 70

Cresceu ao longo dos anos seguintes, contemplando, no início dos nos 80, um total de 213 nós, entre instituições de pesquisa, militares, estatais e educacionais.

Permaneceu por muitos anos restrita ao mundo acadêmico-governamental-militar, até que, em 1989, foi aberta ao público em geral.

No ano seguinte, em 1990, a ARPANET seria definitivamente desativada e substituída pela NSFNet (National Science Foundation Network).

Embora o primeiro teste tenha sido realizado no mês anterior, em 29 de outubro de 1969, este circuito dedicado definitivo, interligando os campi das universidades UCLA e Stanford, só seria instalado nesta data, em 1969 e pode ser considerado a primeira conexão de dados de longa distância daquilo que viria a ser a nossa atual Internet.

E você, lembra como foi sua primeira experiência com a Internet?

O nascimento da Internet
Matéria de telejornal sobre o nascimento da Internet