Em 21 de maio de 1984, a fabricante de computadores e videogames estadunidense Atari Corporation, anunciava seu novo console de videogames Atari 7800.

Desenvolvido pela Atari Corporation, o videogame Atari 7800, oficialmente conhecido como Atari 7800 ProSystem, foi um console de 8 bits da 3ª geração criado para substituir o Atari 5200, que teve um modesto sucesso de mercado e vinha tendo dificuldades para competir com os consoles Nintendo Entertainment System (NES) e o Sega Master System (SMS).

Embora tenha sido anunciado pela primeira vez em 21 de maio de 1984, seu efetivo lançamento foi adiado por dois anos, até maio de 1986, em função da transação de venda da empresa para o empresário Jack Tramiel em julho de 1984, que havia acabado de deixar sua antiga empresa Commodore International, da qual era fundador.

videogame Atari 7800 2
Versão europeia, com controle tipo “pad”, similar ao do NES

Originalmente chamado de “Atari 3600”, foi o primeiro console da Atari a ser projetado por uma empresa externa, a General Computer Corporation (GCC), que havia iniciado sua concepção ainda em 1983, em plena época do crash dos videogames.

Mas a transição de comando da Atari faria com seu lançamento (bem como todos os demais projetos da empresa) fosse adiado, colocando a GCC no meio de uma disputa sobre “quem” lhe pagaria pelo projeto do console. Os antigos donos da Atari ou os novos? 😊

Resolvida a questão, após dois anos de idas e vindas, o console seria finalmente lançado. Mas uma campanha de marketing modesta (comparada aos concorrentes da época), associada à pouca disponibilidade de jogos, fariam com que suas vendas fossem bem abaixo do esperado.

Do ponto de vista técnico, sua CPU Atari SALLY (versão customizada do processador MOS 6502) trabalhando em 1,79 MHz (velocidade maior do que os rivais), somada ao processador de áudio de 2 canais (o TIA, mesmo do Atari 2600), faziam com que o Atari 7800 possuísse um desempenho superior ao do concorrente japonês NES.

videogame Atari 7800 3
Placas principais

Contava ainda com uma memória RAM de 4KB, memória ROM de 4KB, suporte a cartuchos de até 48KB, processador de vídeo MARIA capaz de gerar imagens com resolução de até 320×248 pontos e 256 cores.

Além disso, ele tinha a capacidade de executar quase todos os cartuchos do Atari 2600, uma das grandes reclamações dos usuários do antecessor Atari 5200, tornando-se um dos primeiros consoles a possuir retrocompatibilidade.

No entanto, apesar de suas capacidades técnicas superiores, o Atari 7800 não teve tanto sucesso quanto seus concorrentes. Isso se deveu em grande parte ao baixo acervo de jogos, já que a maioria das Software Houses de sucesso da época, como Taito, Namco, Capcom e a própria Activision, já possuíam contratos de exclusividade com a Nintendo.

Atari 7800 no Brasil

Uma história curiosa é que este console por pouco não foi lançado aqui na nossa terrinha. 😯

Isso porque a brasileira Gradiente, por meio de sua subsidiária Polyvox (a mesma que fabricou a versão nacional do Atari 2600), obteve os direitos de produção do console, iniciando os preparativos para uma fabricação local.

videogame Atari 7800 4
O brasileiro Phantom System, que herdou o design de sua carcaça

Mas o receio da empresa em relação às futuras vendas, faria com que desistissem do projeto, aproveitando as “carcaças” já produzidas em seu novo console o Phantom System (clone do japonês NES), o que explica a “enorme” semelhança física entre os dois equipamentos.

Em 1º de janeiro de 1992, após supostas 10 milhões de unidades vendidas, a Atari Corporation anunciou o fim da produção e do suporte para o Atari 7800, Atari 2600 e toda sua família de computadores de 8 bits.

E você, teve um Atari 7800? Qual o melhor console da Atari na sua opinião?

Todos os 58 jogos do Atari 7800
Reparando um Atari 7800