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Em 01 de outubro de 1979, na California/EUA, David Crane, Larry Kaplan, Alan Miller e Bob Whitehead, quatro ex-funcionários “infelizes” da Atari, realizavam a fundação da Activision, uma das maiores produtoras de games da história.

Depois de algum tempo trabalhando na programação dos jogos para a antiga empresa, e ganhando pouco por isso, perceberam que podiam eles próprios desenvolver e vender seus cartuchos pata o Atari 2600, ficando com todo o lucro que antes ia exclusivamente para a Atari 😊.

Activision 2
Diferencial: etiqueta do cartucho continha imagem real do jogo

Não era praxe da Atari nenhum tipo de pagamento de bônus aos programadores que criassem jogos lucrativos. Tampouco davam o devido crédito a eles, com medo de que fossem recrutados pelas concorrentes.

A gota d’água ocorreria no início de 1979, quando a Atari divulgou internamente um relatório apontando os cartuchos mais vendidos do ano anterior, a fim de motivar a criação de novos jogos.

Crane observou neste relatório que os jogos que ele mesmo tinha criado, produziram 20 milhões de dólares em lucro para a empresa. Só que ele ainda continuava recebendo um salário anual de 20mil dólares.

Percebeu também que, do total de 35 desenvolvedores da Atari, ele, juntamente com Larry Kaplan, Alan Miller e Bob Whitehead, eram responsáveis, sozinhos, por 60% do faturamento da empresa.

Daí para a fundação da Activision foi só somar 2+2. 😊

Activision 3
Foi responsável por jogos históricos para o Atari 2600…

Seu objetivo inicialmente foi de criar jogos em cartucho para o Atari 2600, coisa que eles já faziam há bastante tempo com sucesso.

Só que nessa época o conceito de “desenvolvedor independente” simplesmente não existia! E eles não sabiam bem como iriam fazer isso acontecer.

A Activision foi, assim, a primeira empresa do mundo a trabalhar exclusivamente com a criação de cartuchos, que até então eram produzidos pelos próprios fabricantes dos consoles de videogames.

Mas, claro, a Atari não deu “like” 👍 na ideia deles e processou a Activision em 1980, alegando que eles haviam roubado “segredos” e violado o acordo de confidencialidade.

Dois anos depois, chegariam a um acordo, com a Activision pagando royalties à Atari, mas legitimando a criação independente de jogos.

Activision 4
…e em diversas outras plataformas

Depois disso, o caminho estava aberto e o mundo nunca mais seria o mesmo 😊.

Porém (sempre tem um porém nestas histórias) tudo ia super bem para a empresa até o crash do mercado de games norte-americano em 83.

Assim como eles, dezenas de outras empresas tiveram a mesma ideia e começaram a desenvolver uma enxurrada de jogos independentes, muitos de qualidade questionável.

Ao mesmo tempo, os usuários de videogames descobriram que podiam usar os microcomputadores pessoais também para jogar, reduzindo o interesse pelos consoles.

E “deu ruim” pro mercado. 💣

Activision 5
Os fundadores

Foi neste momento que a Activision percebeu que precisaria ampliar seu escopo de trabalho e tomaram a feliz decisão, que todos agradecemos, de começar a desenvolver jogos também para computadores pessoais e para outros consoles, como o Mattel Intellivision e ColecoVision.

Ahh, lembram do Larry Kaplan? Ele deixou a empresa em 82 para desenvolver um computador que todos amamos: o Commodore Amiga!


E você, de qual jogo da Activision mais se lembra?

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Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Entrevista com David Crane sobre a criação da Activision
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


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