Em 28 de março de 1987, a japonesa SHARP lançava na sua terra o revolucionário microcomputador Sharp X68000, ou simplesmente Sharp x68k.

Batizado em função do processador que utilizava, o Motorola 68000, “The God Computer” como carinhosamente foi apelidado, foi um computador de 16/32 bits com um projeto à frente do seu tempo.

microcomputador Sharp X68000 2
Placa principal

Embora tivesse recursos bem mais avançados que seus similares, como o Commodore Amiga e o Atari ST, foi comercializado exclusivamente no Japão, sendo pouco conhecido no resto do mundo.

Anunciado no ano anterior, seu primeiro modelo contava com uma CPU Motorola 68000 rodando a 10MHz, 1MB de memória RAM (até 12MB), 1MB de memória ROM, vídeo com resolução máxima de 768×512 pontos, 65mil cores e 1MB de memória dedicada, processador de áudio FM Yamaha YM2151 de 8 canais, além de duas unidades de disquetes de 5 ¼ com 1,12MB de capacidade cada.

microcomputador Sharp X68000 3
Versão com gabinete preto

Executava um sistema operacional desenvolvido para a Sharp pela Hudson Soft, chamado Human68k, que tinha uma sintaxe de comandos semelhante ao MS-DOS.

Com uma arquitetura muito parecida com a os arcades (fliperamas) da época, e um hardware especializado na criação de gráficos e na geração de áudio em 8 canais, fez enorme sucesso como plataforma para games, sendo “clássicas” as suas versões de jogos de sucesso dos arcades portadas para ele.

microcomputador Sharp X68000 4
A interface do sistema operacional Human68k

A famosa desenvolvedora de jogos Capcom se aproveitava também dessa similaridade, utilizando-o na criação dos protótipos de jogos para seus arcades Capcom Play Systems.

Nos anos seguintes, novos modelos foram lançados, que contavam com versões evoluídas de CPUs da família Motorola 680XX e com suporte a discos rígidos, sendo definitivamente descontinuado em 1993.

microcomputador Sharp X68000 5
Um Sharp X68000 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve um desses? Qual seu jogo preferido?

Todos os jogos do x68k
Desmontando um Sharp X68000