Em 27 de março de 1996, a fabricante estadunidense de chips AMD lançava seu novo processador x86 de 32 bits de 5ª geração, o microprocessador AMD K5.

E nesse caso, “novo” quer dizer novo mesmo. Foi a primeira CPU da empresa projetada totalmente por ela, do zero!

Até a geração dos processadores Intel 80486, um acordo de cooperação assinado com a Intel nos anos 80 dava à AMD o direito de acesso às especificações de projeto, a partir das quais ela produzia suas próprias versões, muitas vezes mais rápidas que o original Intel!

Mas essa dinâmica acabaria com o advento do Intel Pentium que, por conta de uma longa batalha judicial iniciada no Intel 80386, deixava de fazer parte do antigo acordo.

microprocessador AMD K5 2
Vista ao microscópio

A AMD viu-se então sem muita opção a não ser criar o seu próprio processador.

Mas ela tinha um bom ponto de partida: seu projeto inovador do processador RISC AMD Am29000 de 32bits, abandonado em 1995, do qual tomou emprestado diversas novas ideias para o K5, como sua arquitetura superescalar com 4 canais.

E não fez feio. O K5 era totalmente compatível e chegava a ser 30% mais rápido que seu concorrente Pentium de mesmo clock e 250% mais rápido que o antigo 486.

Construído com 4,3 milhões de transistores, teve as versões SSA/5, com velocidades de 75 a 90MHZ (PR75 a PR100) e a 5k86, operando com frequências de 90 a 133MHZ (PR90 a PR200).

Com uma performance em cálculos com números inteiros superior à do Intel Pentium de mesmo clock de operação, seus modelos adotavam também o padrão de nomenclatura Performance Rating, iniciado no antecessor AMD Am5x86.

microprocessador AMD K5 3
As diferentes variantes do AMD K5

Por outro lado, seu desempenho em cálculos com números de ponto flutuante chegava a ser 50% pior que o do Pentium, informação que a AMD tentava a todo custo ocultar. Curiosamente, esta dificuldade era a mesma de outros fabricantes, como a Cyrix e seu Cyrix 6×86.

Suas vendas não foram muito expressivas, muito em função do “timing” do seu lançamento, chegando ao mercado bem atrasado em relação aos seus concorrentes.

Mas uma surpresa estava por vir… o AMD K6.

E você, teve algum microcomputador com CPU AMD K5?

As “entranhas” de um AMD K5
A evolução dos processadores AMD de 1975 até hoje