Em 19 de junho de 2000, a estadunidense AMD lançava o microprocessador AMD Duron.

Anunciado pela empresa dois meses antes, o AMD Duron foi um microprocessador de 32bits, compatível com a arquitetura x86 e derivado da família Athlon, linha principal da AMD na época.

microprocessador AMD Duron 2
Vista ao microscópio

Seguindo uma mesma estratégia de mercado criada pela Intel em 1998, com o advento da sua linha de baixo custo batizada como “Intel Celeron”, agora era a vez da AMD entrar no jogo com uma linha própria voltada ao público que buscava preços mais em conta.

Construído com 25 milhões de transistores, incluía os mesmos conjuntos de instruções multimídia MMX e 3Dnow! do seu irmão Athlon.

microprocessador AMD Duron 3
Detalhe da face inferior

Contudo, uma significativa redução proposital da memória cache interna, resultava em uma performance diminuída, de onde advinha seu baixo custo.

Ou seja… ele poderia ser rápido… mas era fabricado “mais lento” para ser vendido mais barato. Coisas do “senhor mercado”, como diria o guru de investimentos Mauro Halfeld. 😊

Só que na prática, mesmo com a retirada proposital de recursos, sua performance era apenas 10% inferior ao modelo titular.

Isso fazia dele um dos queridinhos dos usuários de computadores que buscavam montar uma máquina com boa performance, mas com preço reduzido.

microprocessador AMD Duron 4
A geração Duron “Morgan”

Outra de suas grandes vantagens era que o processador possuía uma pinagem compatível com a linha principal Athlon, possibilitando upgrades de CPU sem a necessidade de substituição da placa mãe do computador.

Ao todo, o processador Duron teve 3 gerações: a Spitfire (com velocidades 550 a 950MHz), a Morgan (de 900 a 1300MHz) e a Applebred (1400 a 1800MHz).

microprocessador AMD Duron 5
A geração Duron “Applebred”

No ano de 2004 a linha Duron foi aposentada, sendo substituída pela Sempron.

E você, teve algum computador com o processador AMD Duron?

Evolução dos processadores AMD
A história das CPUs AMD