O microcomputador Mattel Aquarius de 1983
Em junho de 1983, a estadunidense Mattel Electronics lançava em casa seu primeiro microcomputador, o Mattel Aquarius.
Criado para competir no já concorrido mercado de microcomputadores pessoais, dominado por máquinas de peso como o Commodore 64, Texas TI-99/4A, Atari 600XL/800XL e Sinclair ZX Spectrum, o Mattel Aquarius foi um computador para uso doméstico produzido pela Mattel Electronics, uma subsidiária da famosa fabricante norte-americana de brinquedos Mattel Inc.
Anunciado meses antes, durante a edição de janeiro da feira Consumer Electronics Show (CES), foi desenvolvido por encomenda pela empresa multinacional Radofin Electronics Ltd, que já produzia os famosos consoles de videogame Intellivision, também da Mattel.
O Mattel Aquarius contava com um microprocessador Zilog Z-80 operando a 3,5 MHz de velocidade, memória RAM de 4 KB (expansível até 20 KB, com um cartucho externo), memória ROM de 8 KB (que incluía o interpretador Microsoft BASIC), teclado de borracha tipo chiclete com 48 teclas, gerador de vídeo com resolução de 80×72 pontos e 8 cores (de um total de 16), gerador de áudio de 1 canal, além de conexões externas para TV, cartucho/expansão, gravador K7, impressora e fonte de alimentação.
Além do computador, a Mattel Electronics chegaria a colocar no mercado uma boa variedade dos acessórios de expansão prometidos, que incluíam o Mini-Expander (que adicionava dois Joysticks, novos canais de áudio com o chip de som AY-3-891X e slots para expansão de RAM e cartucho), impressoras (térmica monocromática e plotter colorido) e um modem.
Sofreu, contudo, com a escassez de programas. Dos 32 softwares que a empresa anunciou para o Mattel Aquarius, apenas 21 chegaram a ser efetivamente lançados, em sua maioria “versões” de jogos lançados anteriormente para o console Intellivision.
Mercado
Embora mais barato que muitos dos seus concorrentes, o Mattel Aquarius tinha gráficos, som e capacidade de memória comparativamente mais pobres.
Em função destas limitações de hardware, a qualidade dos jogos saiu enormemente prejudicada, o que fez com que o Mattel Aquarius tenha ganho (dentro da própria empresa) o apelido de “O sistema para os anos 70”.
Esta piada interna fazia referência ao fato de que, mesmo sendo lançado em 1983, o Aquarius tinha especificações e capacidades que pareciam mais adequadas para a década anterior, estando tecnicamente defasado em comparação com os concorrentes contemporâneos, como o Commodore 64 e o TI-99/4A, que ofereciam melhor desempenho, gráficos superiores e teclados mais utilizáveis.
Foi recebido no mercado com críticas mistas. Embora seu preço acessível fosse inicialmente atraente (quando não levado em conta o custo da expansão de memória), o desempenho deixava a desejar quando comparado aos concorrentes. A baixa resolução gráfica e o teclado de membrana (criticado por 10 entre 10 usuários por ser nada confortável em sua utilização.) foram pontos particularmente negativos.
Fracasso de vendas, o Mattel Aquarius foi descontinuado em outubro de 1983, apenas 4 meses após seu lançamento, com a Mattel “pagando” à Radofin para que ela assumisse daí em diante a comercialização do computador, o que ela fez, removendo a marca Mattel do gabinete e dos manuais.
A Mattel Electronics encerraria suas atividades pouco tempo depois, em 20 de janeiro 1984.
O Aquarius II
Lançado em março 1984, o Aquarius II era praticamente idêntico ao seu predecessor, com algumas poucas melhorias. A primeira delas era agora o novo teclado mecânico de 49 teclas, que trazia muito mais conforto para o usuário.
Ganhou também uma expansão de memória RAM que fazia com que chegasse agora aos 20KB (mantendo os mesmos 4KB internos), podendo atingir um máximo de 52 KB. Teve ainda seu interpretador BASIC remodelado, acrescentando diversos novos comandos.
Produzido e comercializado exclusivamente pela Radofin Electronics (sem nenhuma participação da Mattel), foi fabricado ao longo de quase dois anos, usando diferentes marcas para atingir alguns mercados locais, especialmente na Europa.
Um modelo Aquarius III chegaria a ser anunciado pela empresa, sendo abandonado sem nunca ter dado o ar de sua graça em nenhuma loja.
A Radofin Electronics também teria sido a responsável pelo projeto, sob encomenda da empresa Eurohard, de outro computador pouco conhecido e que viraria uma lenda: o Dragon MSX.
E você, conheceu de perto algum exemplar do Mattel Aquarius?
Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!
Vídeo(s):
*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.
Mais em:
- O microcomputador Commodore 64 de 1982
- O microcomputador Texas Instruments TI-99/4A de 1981
- Os microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL de 1983
- O microcomputador Sinclair ZX Spectrum de 1982
- O microprocessador Zilog Z-80 de 1976
- O microcomputador Dragon 64 de 1983
- O microcomputador Camputers Lynx de 1983
- O microcomputador Vtech Laser 200 de 1983
- O microcomputador Acorn Electron de 1983
- O microcomputador Timex-Sinclair TS1500 de 1983
- O Microsoft BASIC-86 16bits de 1979
- O Microsoft Altair BASIC de 1975
*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.
Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?
Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.
As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.
Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .
Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação!
Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!
Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?
Clique no botão “Doar” abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!
Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente“
Mas caso não possa colaborar com doações, você também nos ajuda muito clicando no anúncio abaixo: