Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em 05 de junho de 1983, durante a feira Consumer Electronics Show (CES), a norte-americana Atari apresentava seus novos modelos, os microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL.

A Atari havia percebido que, a fim de fazer frente à concorrência com a Commodore, precisava modernizar seus modelos de 8 bits, os bem-sucedidos Atari 400 e Atari 800 de 1979, mas que tinham projetos complexos e custos de fabricação relativamente elevados.

Mas após o fiasco do modelo Atari 1200XL, concebido com esta missão mas que existiria por meros 4 meses, a Atari tentava se recuperar anunciando agora os novos modelos Atari 600XL e Atari 800XL, que prometiam resolver as questões relativas às falhas de projeto e incompatibilidades do seu antecessor, do qual emprestaram o design.

microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL 2
Vistas do Atari 600XL

Ambos contavam com uma CPU MOS 6502C rodando a 1,79MHz, memória ROM de 24KB, processadores auxiliares GTIA (para vídeo), POKEY (para som de 4 canais e controle de entrada/saída) e ANTIC (para vídeo, com resolução de até 320 x 192 pontos e 256 cores), teclado mecânico de 62 teclas, interpretador de linguagem Atari BASIC integrado na ROM e conexões externas PBI (interface de barramento paralelo para expansão), cartucho (agora na parte superior), porta SIO (Serial Input/Output system para periféricos), joysticks, vídeo e alimentação.

Este nova porta PBI universal (tipo “edge“) permitia conexão direta, sem buffer, de dispositivos externos com as linhas de barramento do sistema (endereço, dados, controle), operando na mesma velocidade da CPU 6502.

microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL 3
Vistas do Atari 800XL

Em ambos os modelos a empresa também voltaria atrás quanto ao uso do cartucho externo da linguagem BASIC, introduzida no modelo 1200XL, abandonando a ideia e trazendo de volta a versão nativa na memória ROM.

Já em relação às suas diferenças, além a aparência externa, a principal existente entre os dois modelos residia na quantidade de memória RAM, sendo de 16KB no modelo Atari 600XL e 64KB no modelo Atari 800XL.

microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL 4
Placa principal do modelo 600XL

Outra questão importante envolvendo os computadores Atari dizia respeito ao seu nicho de mercado. Isso porque, embora a fabricante desejasse direcionar seus equipamentos ao segmento de negócios (empresas), os equipamentos acabavam sendo adquiridos para uso residencial, eminentemente para jogos.

Isso fazia com que competissem diretamente com outra linha de produtos da própria empresa, os consoles de videogame, o que acabou por se tornar um problema para a empresa.

microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL 5
Placa principal do modelo 800XL

Sua chegada ao mercado, contudo, levaria ainda longos meses, em função das dificuldades na transferência da manufatura da empresa para a Ásia e pela falta de peças, só vindo a dar as caras nas lojas já próximo ao fim do ano, muito embora ainda em pequenas quantidades.

Este fato derrubou todas as expectativas de vendas de Natal, produzindo um prejuízo de mais de US$ 500 milhões nos meses seguintes, ampliando ainda mais a hegemonia do concorrente Commodore 64, que já estava se estabelecendo como o computador dominante de 8 bits.

microcomputadores Atari 600XL e Atari 800XL 6
Anúncio da época

Estes novos modelos da Atari, junto com o Commodore 64 e o Apple II, se tornariam os computadores pessoais de 8 bits mais populares do mercado norte-americano na primeira metade da década de 80.

Em 1985, seriam substituídos pelos modelos Atari 65XE e Atari 130XE, mesmo ano em que a empresa lançaria o lendário Atari ST (com o qual compartilhavam o design), concorrente direto do Commodore Amiga.

Neste mesmo evento do Consumer Electronics Show (CES), iniciado no dia 05 de junho de 1983, os modelos Atari 1450XL e Atari 1450XLD, além equipamentos de outros fabricantes como o Coleco Adam, foram também apresentados.


E você, teve algum dos modelos de microcomputadores Atari?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

Review dos modelos Atari 600XL e 800XL
Restaurando um Atari 800XL
100 jogos do Atari XL/XE
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *