Em julho de 1983, a empresa estadunidense Timex-Sinclair começava a comercializar seu novo modelo de microcomputador Timex-Sinclair TS1500.

A Timex Sinclair foi uma empresa criada a partir de uma parceria entre a estadunidense Timex Corporation (a dos relógios) e a inglesa Sinclair Research (dos micros ZX80, ZX Spectrum, etc…), tendo como objetivo abocanhar uma fatia do efervescente mercado norte-americano de microcomputadores do início dos anos 80.

Baseado no original Sinclair ZX81, com o qual era 100% compatível, o Timex-Sinclair 1500, ou simplesmente TS-1500 (T/S 1500), é no fundo um “híbrido” entre os computadores ZX-81 e o ZX Spectrum.

microcomputador Timex Sinclair TS1500 2
Vista traseira

Emprestando a arquitetura interna do primeiro e o gabinete do segundo, tratava-se de um ZX-81, com a expansão de 16 KB de RAM embutida, acomodado dentro de um gabinete no estilo Spectrum, agora na cor prata.

Exatamente a mesma estratégia adotada pela brasileira Microdigital com o microcomputador Microdigital TK-85, que manteve o gabinete em sua cor preta.

Anunciado para a imprensa semanas antes, em 17 de maio de 1983, o TS-1500 surgia como tentativa de salvar a linha da vertiginosa queda nas vendas do modelo anterior TS-1000, tornando-o mais atrativo com mais memória RAM e um teclado “melhor” (🤔) que o sofrido “tipo membrana” original.

microcomputador Timex Sinclair TS1500 3
Placa principal

Contava com uma CPU Zilog Z-80A rodando à 3,25MHz de velocidade, 16KB de memória RAM (expansível ainda externamente), 8KB de memória ROM, vídeo monocromático de resolução máxima de 64×44 pontos, teclado tipo chiclete de 40 teclas (idêntico ao do ZX Spectrum), além de conectores externos para vídeo (TV), expansão, gravador K7 e alimentação.

Como a memória interna já havia sido expandida de fábrica pra 16KB, a expansão externa de 16Kb disponível ainda podia ser usada, ampliando a capacidade total para 32KB, o que era uma grande vantagem.

microcomputador Timex Sinclair TS1500 4
Alguns dos seus acessórios

Aceitava também todos os periféricos e acessórios existentes para o modelo Sinclair ZX-81.

Uma curiosidade deste modelo residia no sistema de seleção de canal de TV. Diferentemente de outros modelos baseados no ZX-81, que contavam com uma “chave” externa para seleção do canal, o TS-1500 ganhou uma funcionalidade especial que permitia mudar o canal de operação do default “2” para o “3”, ligando o sistema e mantendo pressionada a tecla “3” no teclado. Engenhoso. 😀

microcomputador Timex Sinclair TS1500 5
Versão “maleta” educacional, que incluía o gravador TS 2020

Contudo, apesar dos esforços comerciais da Timex-Sinclair, o TS-1500 não teve um bom resultado comercial. Isso porque, nesta altura, computadores capazes de gerar imagens coloridas e de maior resolução, como o Commodore 64, o TRS-80 Color, Atari 600XL/800XL e o Texas Instruments TI-99/4A já estavam disponíveis, por um preço acessível.

Sem conseguir alavancar suas vendas, mesmo com o lançamento de outros modelos como o T/S 2068, no ano seguinte, enfrentando problemas financeiros, a Timex-Sinclair deixaria o mercado de computadores, encerrando suas atividades.

Para conhecer ou relembrar:

Íntegra do original do seu manual de usuário:

Loader Loading…
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
microcomputador Timex Sinclair TS1500 6
Um TS1500 no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum dos modelos de computadores Timex-Sinclair?

Reparando um T/S 1500
O vice-presidente da TS Daniel D. Ross apresenta o TS1500 e o TS2068 em uma reunião da Boston Computer Society em 1983
A história da Timex Sinclair em Portugal