O Timex Sinclair TS1000 de 1982

Em julho de 1982, a empresa Timex Sinclair, lança nos EUA o modelo Timex Sinclair TS1000.

A Timex Sinclair foi uma empresa criada a partir de uma parceria entre a estadunidense Timex Corporation (a dos relógios) e a inglesa Sinclair Research (dos micros ZX80 [1], ZX Spectrum [2], etc…), tendo como objetivo abocanhar uma fatia do efervescente mercado norte-americano de microcomputadores do início dos anos 80.

O TS1000 (ou T/S 1000), era basicamente um Sinclair ZX81 [3], com um pouco mais de memória RAM, uma saída de vídeo compatível com o sistema de TV NTSC americano e o mesmo terrível teclado de membrana.

Timex Sinclair TS1000 2
Vários acessórios e softwares foram comercializados

Contava assim com uma CPU Zilog Z-80A [4] rodando à 3,25MHz de velocidade, 2KB de memória RAM (expansível até 16KB), 8KB de memória ROM, conectores para expansão, K7 e alimentação.

Na época do seu lançamento, era o computador pessoal mais barato que se podia comprar por lá, custando menos de 100 dólares. Esse, inclusive, era seu slogan comercial: “o primeiro computador abaixo de US$100”.

Tinha ainda alguns opcionais produzidos pelo próprio fabricante, como uma expansão de memória de 16Kb (TS1016) e uma impressora térmica (TS2040).

Timex Sinclair TS1000 3
Anúncios da época

Mas como nem tudo são flores, seu baixo preço iniciou uma competição de mercado com a empresa Commodore (aquela dos VIC-20 [5], C64 [6] e Amiga [7]) que garantia ao comprador de um VIC-20 um desconto de 100 dólares na troca por qualquer computador concorrente.

Só que o TS1000 já estava sendo vendido por US$49 dólares nessa altura… o que o cabra fazia então? Comprava um TS1000 novo numa loja e entregava na outra loja pra ganhar um desconto de US$100 na compra do VIC-20.

Depois dizem que o brasileiro é que é “ixxxperto” 😊.

Timex Sinclair TS1000 4
O TS1000 no multiemulador do Museu Capixaba do Computador

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum computador TIMEX?

ZX80, ZX81 e o Timex Sinclair TS1000