O iBook G3 Clamshell de 1999

Em 21 de julho de 1999, a Apple lançava seu laptop iBook G3 Clamshell, que ficou conhecido como modelo “concha”.

E já chegava com uma enorme inovação: foi o primeiro notebook “de massa” com WiFi integrado!

Era um produto “de entrada” para a família de portáteis da Apple [1], com preço bem mais palatável que a linha “top” PowerBook, o que fez com que repetisse o sucesso de vendas do seu colorido irmão iMac.

Também teve uma grande penetração no segmento educacional, com diversas escolas que os distribuíam aos alunos.

Sua carcaça seguia a mesma inspiração dos iMac [2], lançados no ano anterior, com cores vibrantes em material translúcido.

Utilizava um processador PowerPC [3] 750 (G3) rodando à 300Mhz, com memória RAM de 32 Mb, HD de até 3.2Gb, monitor LCD tipo TFT de 12,1”  e placa de vídeo ATI Rage Mobility.

No ano seguinte, uma série especial com um upgrade de hardware foi comercializada, dobrando as quantidades de memória RAM e o espaço no disco rígido..

Por algum motivo, mesmo com o sucesso de vendas e a enorme exposição em filmes de Hollywood e séries de TV norte-americanas, dois anos depois, a segunda geração do modelo retomava as linhas mais sóbrias e “quadradinhas”.

Os iBooks foram produzidos entre 1999 e 2006, quando então a Apple resolveu abandonar os processadores PowerPC e adotar a Intel [4] como fornecedor principal.

Nascia aí a nova linha MacBook.

Embora o grande sucesso de público, talvez pelo formato arredondado e sua aparência de “brinquedo”, este modelo ganhou o carinhoso apelido de “assento sanitário da Barbie”. Que maldade… 😊

E você, teve algum portátil da Apple?

Vídeo original de lançamento do iBook
Review do iBook Clamshell