Em 07 de junho de 1993, a Apple lançava seu microcomputador Apple PowerBook 180c, o primeiro modelo portátil da família Macintosh com tela coloriza de matriz ativa.

Seguindo a série de sucesso PowerBook 100 (Macintosh portátil), iniciada em 21 de outubro de 1991 com os modelos PowerBook 100 (básico), PowerBook 140 (intermediário) e PowerBook 170 (avançado), o Apple PowerBook 180c era a versão colorida do modelo avançado PowerBook 180, lançado em outubro de 1992.

Não foi o primeiro PowerBook colorido, posto ocupado pelo modelo PowerBook 165c com sua tela de matriz passiva de 8,4”, mas foi o primeiro a oferecer uma tela iluminada de matriz ativa de altíssima qualidade, com imagens visíveis em qualquer ângulo de visão.

microcomputador Apple PowerBook 180c 2
Vista traseira

Sua resolução era também mais alta que a do Apple PowerBook 165c, sendo o primeiro modelo a operar na resolução de 640 x 480 pontos com 256 cores (padrão VGA), no lugar dos 640 x 400 pontos do modelo inferior.

Contava com uma CPU de 32 bits Motorola MC 68030 rodando a 33 MHz de velocidade, coprocessador matemático Motorola MC 68882, memória RAM de 4 MB (expansível à 14 MB), memória ROM de 1MB, disco rígido padrão SCSI de 80 ou 160MB de capacidade, unidade de disquetes de 3½” com 1,44MB de capacidade, além de conexões externas Apple Desktop Bus (ADB), seriais, SCSI, entrada/saída de áudio, modem, monitor externo e alimentação.

microcomputador Apple PowerBook 180c 3
Vista interna

Mas apesar da enorme qualidade da imagem, sua tela de 8,4” era menor que a do seu antecessor monocromático Apple PowerBook 180 (9,8”) e menor até que a do Apple PowerBook 165c (8,9”).

Os consumidores, de forma geral, acabaram aceitando esta aparente “inferioridade”, considerando a melhor qualidade da imagem produzida pela nova tecnologia de matriz ativa.

A nova tecnologia da tela de matriz ativa colorida também obrigou o modelo a ser um pouco mais “gordinho” que seu antecessor, visto que sua tela exigia uma maior espessura que a dos modelos anteriores.

microcomputador Apple PowerBook 180c 4
Anúncio da época

Mas o maior “defeito” do Apple PowerBook 180c era sua bateria, que embora tivesse uma autonomia anunciada de até 2h, não suportava mais de 1h de uso intenso.

Mesmo com o salgado preço inicial que beirava os US$ 4mil na versão top de linha, o Apple PowerBook 180c teve um bom resultado, tanto comercial quanto de crítica, tornando-se um desejado item da linha de produtos da Apple.

Foi declarado descontinuado em 14 de março de 1994.

E você, teve algum dos modelos do Apple PowerBook?

Visão geral do sistema do Apple PowerBook 180c
Restaurando um Apple PowerBook 180c