Em julho de 1983, a empresa brasileira cdSE anunciava seu microcomputador cdSE Apply 300.

O microcomputador cdSE Apply 300, um dos muitos clones brasileiros do Sinclair ZX-81, foi um modelo produzido pela empresa carioca Centro de Desenvolvimento de Sistemas Elétricos Ltda (cdSE), fundada por Francisco Moreira César Neto.

A então comum estratégia de várias empresas brasileiras desta mesma época, de criar ”clones” de computadores estrangeiros de sucesso (amparada pela política de reserva de mercado), trazia grandes vantagens tanto para os fabricantes, que não gastavam energia produzindo softwares próprios, quanto para usuários, que se aproveitavam da gigantesca biblioteca já existente.

E a cdSE seguia esta mesma estrada com o Apply 300.

Ele contava com um microprocessador Zilog Z-80 rodando a 3,25MHz, memória RAM de 32KB (ou 48KB), memória ROM de 8KB, teclado tipo calculadora (tic-tac) com 69 teclas e numérico reduzido, além de portas externas de conexão para TV, gravador K7, expansão e joystick.

Tinha como diferenciais em relação aos concorrentes a existência de uma saída de sinal de vídeo composto, fonte de alimentação interna capaz de alimentar outros periféricos, porta de comunicação serial tipo RS-232 integrada e um teclado mais espaçoso que prometia maior conforto ao digitar.

Sobre sua data exata de lançamento, embora alguns anúncios veiculados já em fevereiro de 1983 mencionassem exclusivamente o “nome” da empresa, a primeira aparição do cdSE Apply 300 encontrada por nós se deu na edição de julho de 1983 da revista Microsistemas.

Um computador, digamos, um tanto obscuro, com poucas informações disponíveis e cujos veículos de imprensa especializada da época reportaram, em diversas oportunidades, terem sido incapazes de ver um “de perto”.

E você, conheceu de perto algum exemplar do cdSE Apply 300?

Sinclair ZX81 – o vovô dos computadores