Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Em novembro de 1983, a empresa chinesa Vtech lançava seu microcomputador VTech Laser 200 Color Computer.

Produzido pela empresa de Hong Kong/China Video Technology Limited (VTech ), o computador VTech Laser 200 Color Computer, ou ainda Salora Fellow (Escandinávia), Seltron 200 (Hungria e Itália), Smart-Alec Jr (EUA), Texet TX8000A (Reino Unido), Dick Smith VZ 200 (Austrália e Canadá) e VTech VZ 200 (EUA), dependendo do país onde foi comercializado, pertence à geração dos primeiros computadores domésticos de 8 bits a ter cores na tela.

Pesando cerca de 800g e medindo 29 x 17 x 4 centímetros, o VTech Laser 200 tinha um design simples e elegante, que lembrava uma mistura entre o Commodore VIC-20 e o Sinclair ZX Spectrum.

microcomputador Vtech Laser 200 2
Vista traseira

Contava com um processador Zilog Z80A de 3,58 MHz, 2 KB de memória RAM (expansível até 64KB), 16KB de memória ROM, processado de vídeo Motorola 6847 com 2KB de memória dedicada e até 9 cores (incluindo o preto), gerador de som de 1 canal com alto-falante embutido, um teclado tipo chiclete de 45 teclas, além de conexões externas para expansão, gravador K7, TV e alimentação.

Curiosamente, a arquitetura interna do VTech Laser 200 guardava semelhanças com os computadores Tandy TRS-80, incluindo-se o chip de vídeo Motorola 6847 utilizado no TRS Color e no Dragon 32/64, muito embora programas binários do TRS-80 não pudessem ser executados neles.

microcomputador Vtech Laser 200 3
Vista interna

Contudo, seu interpretador residente Microsoft BASIC II (similar ao BASIC Nível II do TRS-80), permitia a execução de programas “simples” dos computadores Tandy, desde que não utilizassem recursos avançados de manipulação de memória, dado que possuíam um mapa de memória diferente.

Apesar de razoável sucesso nos mercados australiano e neozelandês, o preço de 98 libras, que o tornava um dos computadores domésticos coloridos mais baratos da época, não conseguiu ajudá-lo a fazer frente ao Sinclair ZX Spectrum e a Oric 1 no Reino Unido.

Pouco antes do lançamento do Laser/VZ 200, a VTech havia produzido o modelo Laser 100, muito similar ao TRS-80 modelo I, mas que, muito embora suportasse “cores” em suas rotinas de programação, só gerava imagens monocromáticas na TV.

microcomputador Vtech Laser 200 4
Anúncios da época

Posteriormente, a Video Technology lançaria ainda algumas novas versões, como o Laser/VZ 210 (mais memória RAM) e o Laser/VZ 300/310 (teclado melhorado e mais memória RAM).

Em função dos fracos resultados comerciais, os computadores Laser 200/210 e VZ200 foram descontinuados em 1985, sendo substituídos pelos modelos Laser 310 e VZ300.


E você, conheceu algum dos modelos de computadores da empresa Video Technology?

Clique aqui e deixe seu comentário no final desta postagem! Sua participação é muito importante pra nós!

Vídeo(s):

*legendas disponíveis nos controles do Youtube, na opção “⚙ >> Legendas/CC >> Traduzir automaticamente”.

O VTech Laser 200 e seus acessórios
Review do VTech Laser 200
Mais em:



*As imagens utilizadas nesta postagem são meramente ilustrativas e foram obtidas da internet.


Quer nos ajudar com doações de itens para o acervo do Museu Capixaba do Computador – MCC?

Entre em contato conosco por meio dos canais de comunicação identificados nos ícones abaixo, ou ainda por quaisquer uma das nossas redes sociais listadas no topo da página.

WhatsAppmessengerinstagram directemail
Clique no ícone desejado e entre em contato conosco!

As doações também poderão ser entregues diretamente na sede do museu, neste endereço.

Para refrescar a memória e te ajudar a identificar alguns itens que buscamos, aqui você encontra nosso álbum de “Procura-se” .

Colabore você também com o primeiro museu capixaba dedicado à memória da tecnologia da informação! 

Doe seus itens sem uso. Você ajuda a natureza e dá uma finalidade socialmente útil pra eles!


Somos um projeto sem fins lucrativos. Mas temos despesas. 😊
Se você curte nosso trabalho, gostaria de nos ajudar a pagar as contas?

Clique no botão abaixo e faça uma contribuição voluntária, de qualquer valor!

Você ainda tem a opção de tornar esta ajuda permanente, com um valor mensal fixo, marcando a opção “Transformar em doação mensalmente

botão doação paypal
paypal QR Code doação

Gostou? Curta, comente e compartilhe a publicação original! Ajude a divulgar o projeto! Deixe seu comentário no final desta postagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *