O microcomputador MSX National CF-2700 de 1984

Em outubro de 1984, a empresa japonesa Matsushita Denki, lançava o microcomputador MSX National CF-2700 “King-Kong”, compatível com a primeira geração da arquitetura MSX.

Nesta época a Matsushita adotava duas marcas em seus mercados mundiais: National, para o mercado japonês e Panasonic, para o resto do mundo.

microcomputador MSX National CF-2700 2
Vistas externas

Assim como era comum em vários modelos da família MSX japonesa, e de muitos outros computadores pessoais da época, o CF-2700 era construído em um único módulo, integrando a CPU e o teclado.

Seguindo a configuração básica padrão da primeira geração da arquitetura MSX (lançada no ano anterior), contava com um microprocessador Zilog Z80A rodando a 3,58MHz, 32KB de memória RAM, 32KB de memória ROM,16KB de memória de exclusiva de vídeo, processador de vídeo TMS9918A, processador de som General Instrument AY-3-8910, dois slots externos de expansão alinhados na parte superior e interpretador BASIC Microsoft residente.

microcomputador MSX National CF-2700 3
Vista interna

O mesmo equipamento também seria lançado na Europa sob a marca Panasonic, mas contendo 64KB de memória RAM.

microcomputador MSX National CF-2700 4
Um CF-2700 virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, teve algum modelo de computador da linha MSX? Qual?

Review do National CF-2700