Em 29 de novembro de 1972, a histórica empresa Atari lançava seu primeiro produto, o jogo Atari PONG, um videogame tipo arcade operado por moedas (fliperama).

Neste jogo esportivo bidimensional, os dois participantes são representados por retângulos alongados posicionados nas laterais da tela, simbolizando raquetes em uma partida de tênis de mesa.

Estes retângulos se movem em uma quadra virtual, para cima e para baixo, tentando rebater uma pequena bola, ao mesmo tempo que evitam que ela chegue ao fim do seu campo.

O jogo foi criado pelo desenvolvedor Allan Alcorn, recém-contratado da Atari, que até então nunca tinha trabalhado com jogos eletrônicos.

Como uma forma de “treinamento”, Nolan Bushnell, fundador da Atari, passou ao seu novo funcionário a missão de criar um jogo que contasse com um objeto móvel, dois rebatedores e um placar.

E o resultado impressionou tanto à empresa, que, pensando em transformá-lo em um produto, resolveram fazer um teste com o protótipo na Andy Cappa’s Tavern, um conhecido bar da cidade de Sunnyvale/California. Naturalmente foi um sucesso imediato!

E de uma ideia simples, nasceria uma febre! 😊 🕹🎮

Só que não foi uma ideia, digamos, original” deles, que tiveram por inspiração o jogo similar existente para o console Magnavox Odyssey, inventado por Ralph Baer. Esta similaridade, inclusive, renderia um processo judicial posterior.

jogo Atari PONG 2
A versão para uso doméstico

Independente disso, a Atari tem o total mérito de ter conseguido massificar o jogo, ajudando a consolidar a indústria dos videogames, que ainda estava dando seus primeiros passos.

Com o sucesso da versão arcade, a empresa criaria uma versão doméstica, lançada em 1975 e que obteve igual sucesso.

A partir daí, diversas versões foram criadas ao longo dos anos, inclusive pela Nintendo japonesa, com seu Color TV Game 15 de 1977, seu primeiro console.

jogo Atari PONG 3
Diversos clones foram criados posteriormente

Variantes deste mesmo jogo foram também muito populares por aqui em terras brazucas, com as diversas versões do console “Telejogo” lançados.

Cinco anos depois, a empresa lançaria seu maior hit: o Video Computer System, mais conhecido por nós brasileiros como o Atari 2600.

Sobre este período inicial da Atari, conta-se que em meados de fevereiro de 1974, um cara de cabelos e roupas bagunçadas teria batido à porta da empresa dizendo:

“Eu não vou embora até que vocês me deem um emprego.”

Este cara era ninguém menos que Steve Jobs, um dos futuros fundadores da Apple, que se tornaria um dos 50 primeiros funcionários da Atari.

jogo Atari PONG 4
Um PONG virtual no MCCEmu

Quer experimentar este e outros computadores e consoles antigos, do Brasil e do mundo, de forma virtual no seu próprio PC?
Baixe neste endereço o multiemulador do Museu Capixaba do Computador (MCCEmu) e divirta-se!

E você, lembra de como foi a primeira vez que viu um videogame?

Um arcade PONG visto por dentro