O jogo Namco Pac-Man de 1980

Em 22 de maio de 1980 a japonesa Namco mostrava ao público da sua terra o jogo “Puck-Man”, que se tornaria o mundialmente famoso Namco Pac-Man.

Originalmente batizado como Puck Man, foi um jogo tipo arcade em estilo labirinto criado por Toru Iwatani, designer da empresa Namco, que viria a se tornar um dos jogos mais famosos, longevos e jogados de todos os tempos.

Seu nome deriva da expressão japonesa “Paku Paku” (パクパク), com significado aproximado de “comer” ou “engolir algo”, mais especificamente abrir e fechar a boca muitas vezes, como o movimento feito pelo personagem do jogo.

Com um desenvolvimento iniciado em 1979, nasceu da ideia de Iwatani de desenvolver um jogo capaz de atrair também o interesse do público feminino, visto que, na época, a temática da grande maioria dos jogos eletrônicos existentes estava associada a guerras ou esportes.

jogo Namco Pac-Man 2
Os arcades Puckman e Pac-Man

Ao mesmo tempo, o projeto buscou também atrair o público mais jovem, ao criar personagens “fofinhos” e coloridos. 😊

Contudo, em vias de ser lançado nos EUA, um dos representantes da empresa distribuidora local Midway, com medo da “atentada” molecada americana apagar um pedaço o “P”➡”F”, transformando o nome do jogo em algo impróprio para menores, sugere a mudança para “Pac-Man” (パックマン – Pakkuman).

No videogame, o participante controla o personagem Pac-Man, cujo objetivo é se movimentar por um labirinto fechado comendo todos os pontinhos existentes, ao mesmo tempo que evita os vilões Blinky (vermelho), Pinky (rosa), Inky (ciano) e Clyde (laranja), quatro fantasminhas coloridos que o perseguem para tirar sua vida.

Nos quatro cantos da tela estão posicionadas 4 pílulas de energia, capazes de transformar Pac-Man, por alguns instantes, em um “comedor de fantasmas”, cuja ação se converte em diversos pontos para o jogador.

jogo Namco Pac-Man 3
Panfletos de divulgação (flyers)

Ao comer todos os pontinhos, Pac-Man avança para a próxima fase, quando toda dinâmica se reinicia, agora com fantasmas mais rápidos e com pílulas de energia durando menos tempo.

A movimentação dos fantasminhas tem um “rudimento” de inteligência associada, atribuindo a cada um deles um comportamento distinto, com Blinky perseguindo Pac-Man diretamente, Pinky e Inky tentando sempre se colocar em sua frente, encurralando-o, e Clyde hora perseguindo, hora fugindo dele.

Pac-Man é sem dúvidas o personagem de vídeo game mais carismático e mais conhecido da história, mais até que o Mario da Nintendo, inclusive com alguns recordes registrados do Guinness Book, como o de máquina arcade com maior número de unidades instaladas em todo o mundo.

jogo Namco Pac-Man 4
jogo Namco Pac-Man 5
jogo Namco Pac-Man 6
Algumas das inúmeras versões criadas

Sucesso mundial, produziu diversas variantes em inúmeras plataformas, além de várias sequências, desenhos animados, filmes, brinquedos e toda sorte de coisas que pudessem vir a gerar dinheiro para a empresa.

Uma de suas versões de maior sucesso, a versão para o console Atari 2600 lançada em 16 de março de 1982, venderia espantosas 8 milhões de cópias, ocupando durante muito tempo a primeira posição no ranking do jogos mais vendidos de todos os tempos.

jogo Namco Pac-Man 7
Iwatani e sua criação

No entanto, apesar do sucesso de público, foi a versão mais criticada dentre todas as plataformas para as quais foi portado, em função dos seus gráficos e sons ruins, que em (quase) nada lembram a versão original do jogo. A mídia especializada o coloca entre as piores conversões de jogos de todos os tempos.

Oficialmente o jogo só seria lançado no Japão no mês de julho do mesmo ano, desembarcando nos EUA em 10 de outubro. Espantosas 100mil unidades foram vendidas no primeiro ano de comercialização.

Para conhecer ou relembrar:

Que tal jogar uma partidinha da versão original direto no seu navegador? Acesse aqui neste endereço.

E você, lembra como conheceu Pac-Man?

Comparando as versões